29 outubro 2018

Em reunião pública de 24 de Outubro: Câmara de Évora atrai mais investimento para o Concelho

​A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade a proposta para classificação como Projecto PIM (Potencial Interesse Municipal) e cedência de lote na Zona Industrial de Almeirim Sul à empresa Pleasant Racing, Lda. Este destina-se à instalação de unidade industrial para concepção e fabricação de carroçarias e peças em carbono especialmente para a indústria automóvel, aeronáutica, naval e eólica. O investimento na unidade industrial, a decorrer entre 2019 e 2021, ascende a 5,015,000.00 euros e o nº de postos de trabalho a criar entre 2019 e 2023 será de 53 - com nível escolar igual ou superior ao 12º ano de escolaridade.

No período antes da Ordem do Dia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, apresentou três votos de pesar por trabalhadores do Município recentemente falecidos: Luzia Maria Leal Caeiro (Assistente Técnica); Jacinto Miguel Correia Vaqueira (Jardineiro) e Joaquim António Alfagema Mira (Cantoneiro de Limpeza). Toda a Câmara se juntou ao Presidente nestes votos e no reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desempenhado por estes durante várias décadas.

Carlos Pinto de Sá prestou esclarecimentos destinados a clarificar as questões levantadas pelos Vereadores do PSD e PS referentes à criação e instalação da sede da associação cultural Domínio Afirmativo no Teatro Garcia de Resende, assim como à obtenção de financiamento por esta, tendo sido explicado que houve apenas uma compra de espectáculos na sequência de aviso aberto a todos os agentes culturais locais. Além disso, esta associação foi criada com o objectivo de relançar a BIME sendo do conhecimento das entidades que têm acompanhado este processo, conforme declaração inicial do Executivo. Admitindo que nem sempre é possível saber quais as moradas registadas como sede social pelas associações uma vez que esse registo não é feito pelo município, o Presidente deixou o compromisso de serem analisadas todas as sedes de associações que estejam em propriedade municipal por forma a regularizar as situações, incluindo a da associação Domínio Afirmativo.

O Presidente ​do Município abordou ainda outros assuntos, tendo feito algumas referências ao Orçamento de Estado 2019 no que concerne ao Poder Local, à celebração do Dia Municipal da Igualdade nos Paços do Concelho e à sessão da EDP sobre os projetos-piloto de eficiência energética Sensible e Intergrid em Valverde. Os Vereadores do PSD e PS colocaram várias questões que foram respondidas pelo Presidente e restantes Vereadores.

Foram aprovadas por unanimidade três propostas referentes à preparação de concursos públicos para concessão de licenças de utilização no Aeródromo Municipal de serviços de manutenção de aeronaves, escola de formação de pilotos e serviços de hangaragem que seguirão agora para deliberação em Assembleia Municipal.

Mereceu também aprovação unânime o projecto da Operação de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Évora e o seu envio à Assembleia Municipal, após ter sido submetido a discussão pública.

RPC 24 10 2018.jpg