20 julho 2017

Em reunião pública de 19 de Julho: Câmara de Évora conheceu trabalho sobre a Carta de Valores Patrimoniais

​A Câmara Municipal de Évora tomou conhecimento do Relatório de Progresso da Elaboração da Carta de Valores Patrimoniais do Centro Histórico de Évora. Um trabalho que está a ser realizado na Divisão de Cultura e Património, cuja introdução foi apresentada pela responsável, Cármen Almeida, tendo as explicações técnicas ficado a cargo de Eduardo Miranda e João Santos, os técnicos camarários envolvidos no​ projecto que explicaram em pormenor o que foi concretizado e o trabalho futuro.

Refira-se que a Carta de Valores Patrimoniais do Centro Histórico de Évora pretende identificar, analisar e descrever os vários elementos presentes no tecido urbano do conjunto classificado (imóveis, espaços construídos, elementos pontuais e estruturas arqueológicas). Prevê-se, posteriormente, alargar o trabalho às zonas extra-muros e também à freguesias rurais. Toda a Câmara deu os parabéns aos envolvidos neste trabalho de planeamento, salientando a importância de que este se reveste, sendo uma mais valia, nomeadamente, ao nível de revisão do Plano Director Municipal.

Foi aprovado por unanimidade o protocolo de colaboração assinado entre o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, a Câmara Municipal de Évora e a Administração Regional de Saúde do Alentejo. Este visa estabelecer relações de cooperação e intercâmbio entre as três entidades no âmbito de desenvolvimento de projectos relacionados com a prevenção e intervenção nos comportamentos aditivos e dependências com implicações na saúde dos trabalhadores e na segurança dos locais de trabalho.

O Projecto de Requalificação do Campo de Jogos e Acesso de Emergência da Escola Básica Manuel Ferreira Patrício foi aprovado por unanimidade. Tem como principais objectivos melhorar a acessibilidade de veículos de emergência ao interior do recinto escolar, dotar o recinto desportivo central de condições de conforto e segurança para a prática desportiva. Procura igualmente incrementar as valências desportivas do polidesportivo descoberto, melhorar o campo de basquetebol e o espaço envolvente e criar zonas de sombra nas áreas com maior carga de utilização na envolvente aos recintos desportivos.

Recebeu também aprovação unânime a realização de uma Hasta Pública para venda de lotes municipais para instalação de actividades económicas, no Parque Industrial e Tecnológico de Évora (Rua do Mármore nº10 e Rua da Agricultura nºs 8-12, para unidade industrial)  e na Zona Industrial de Graça do Divor (Rua da Courela nº 22, para indústria/oficina/armazém).

A Hasta Pública terá lugar no dia 21 de Agosto de 2017, pelas 10 horas, na Sala dos Leões (Edifício municipal da Praça do Sertório). As condições da Hastas constam do Edital que anuncia a realização do acto e do Caderno Explicativo do mesmo, o qual poderá ser consultado na página electrónica da Câmara de Évora em www.cm-evora.pt

e na Divisão de Desenvolvimento Económico e Planeamento (Praça de Sertório), durante o horário normal de expediente.

Foi proposto pela Vice-Presidente da Câmara de Évora, Élia Mira, um voto de saudação ao atleta eborense André Barrinha (Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais) que se sagrou-se recentemente Campeão Nacional de Patinagem Livre, no escalão de Juniores, no Campeonato Nacional de Patinagem, em Tomar. O voto foi subscrito por todos os Vereadores, o mesmo sucedendo ao voto de congratulação ao TRULÉ, apresentado pelo Vereador Eduardo Luciano, pelo êxito alcançado no 2 st China (Nanchong) Internacional puppet Art Week.

RPC 19 07 2017.jpg