22 setembro 2016

Em reunião pública de 21 de Setembro:Câmara de Évora anunciou visita de delegação francesa de aeronáutica

​Uma delegação de empresários franceses ligados à aeronáutica visita Évora na tarde da próxima sexta-feira (23 de Setembro) anun​ciou o Presidente da Câmara de Évora, Car​los Pinto de Sá. O autarca destacou o importante papel da empresa Mecachrome nesta vinda, bem como o empenho da AICEP, sendo esta mais uma forma de promover Évora e o seu cluster aeronáutico.

A Vereadora Cláudia Sousa Pereira quis deixar expressa a sua opinião acerca do futuro troço ferroviário Sines/Caia, após conhecer o pré-relatório que a Câmara disponibilizou e ouvir as declarações do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas à Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Considerando não ver benefícios económicos, sociais e culturais para Évora num projecto de comboio só de mercadorias, a Vereadora defendeu ainda na sua declaração que "é importante tomar uma posição conjunta e que pense também Évora, e não apenas o País, a longo prazo´".

Recordou que a ideia de a antiga linha ferroviária servir para comboios de mercadorias apenas surgiu com o fim do projecto do comboio de alta velocidade "que serviria para trazer pessoas que, num shuttle adaptado ao território habitacional, vindas de Espanha e apeando-se na nova estação a norte de Évora, viriam visitar, dormir, comer e comprar no Centro da Cidade".

Finalizou reiterando o facto  "de, em conjunto com as diferentes entidades envolvidas e com os representantes dos cidadãos, se encontrar uma solução bem estudada que possa beneficiar todos prejudicando, eventualmente, o menos possível. E que, a arrancar este projeto prioritário para Portugal, para Évora fará todo o sentido que o serviço seja também de passageiros, integrando-o num plano estratégico de mobilidade nacional".

Uma posição saudada pelo Presidente da Câmara Municipal, frisando que corresponde também "aquilo que temos vindo a defender junto do Ministério". Sobre esta matéria, o Vereador Eduardo Luciano informou que está prevista uma reunião da Infraestruturas de Portugal com a população e autarcas na primeira quinzena de Outubro.

O Vereador Eduardo Luciano falou também das comemorações do Dia Mundial de Turismo que começam dia 23 de Setembro e finalizam a 28, cujo programa completo se encontra em http://bit.ly/2cmkddu

O ponto alto é a apresentação do projecto Rede de Museus e Equipamentos de Évora, fruto de parceria que reúne, além da Câmara, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Arquidiocese de Évora, Biblioteca Pública de Évora, Palácio Cadaval, Fundação Eugénio de Almeida, Museu do Relógio, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Universidade de Évora. A Secretária de Estado do Turismo participará na cerimónia.

A Vice- Presidente, Élia Mira, convidou todos a participarem em mais uma edição da Festa da Bicicleta – Bikévora  que decorre entre 17 de setembro e 02 outubro, destacando já neste fim-de-semana a 2ª Volta ao Concelho em Bicicleta. O Passeio da Família, o Circuito Bike Kid's  (triciclo e bicicleta) e o passeio nocturno são outros dos muitos eventos que marcam esta iniciativa, que pode conhecer na íntegra em http://bikevora.cm-evora.pt/

RPC 21 09 16.jpg