06 março 2018

Em reunião pública de 28 de Fevereiro: Câmara de Évora aceitou doação de coleção de pinturas

​O Executivo Municipal aprovou por unanimidade aceitar a doação de coleção de pinturas realizadas no atelier do 18º Encontro Internacional de Arte Jovem – Évora 2017, organizado pela Profª Teodolinda Pascoal. Os 46 trabalhos são inspirados na cidade de Évora e foram executados por jovens entre os 12 e os 19 anos, provenientes da Sérvia, China, Federação Russa, Ucrânia, Bulgária, Eslovénia, Albânia, Roménia e Hungria.

 

Ficou ainda decidido que a autarquia enviará uma nota de agradecimento à Profª Teodolinda Pascoal, que ao longo destes 18 anos tem mantido este evento - por vezes em condições particularmente difíceis - que enriquece a cidade de Évora e a promove a nível internacional.

 

No período antes da ordem do dia, o Presidente Carlos Pinto de Sá deu as boas vindas ao Vereador José Policarpo, que nesta reunião esteve a substituir o Vereador António Costa da Silva.

 

Carlos Pinto de Sá deixou também uma saudação, à qual todos os Vereadores se associaram, ao Clube de Rugby de Évora e à Federação que prepararam e asseguraram o jogo de preparação da Seleção Nacional de Rugby de Sub-18 para o Campeonato da Europa no dia 25 de Fevereiro, no Complexo Desportivo de Évora.

 

A Vereadora Sara Fernandes deu conhecimento da realização das comemorações do Mês da Juventude e Dia Internacional da Mulher em Março. O Vereador Eduardo Luciano assinalou a inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) onde Évora marca presença convidando à participação na iniciativa.

 

Nesta reunião, foram ainda aprovados por unanimidade, dois votos de pesar, o primeiro apresentado pela Vereadora Elsa Teigão pelo falecimento de Maria Ana Queiroga, que foi Vice-Presidente da Comissão Instaladora da Câmara Municipal de Évora, tendo também sido Professora na Universidade de Évora e pertencido à Direção da Associação de Paralisia Cerebral de Évora. O segundo voto de pesar foi apresentado pelo Vereador Eduardo Luciano pelo falecimento do Coronel João Maria Varela Gomes, destacado antifascista e capitão revolucionário que ajudou a por termo à ditadura.

 

O Presidente e os Vereadores com Pelouros responderam ainda a várias questões colocadas pelos Vereadores eleitos pelo PS e PSD, nomeadamente sobre estruturas metálicas colocadas à entrada da Câmara, andaimes na Rua do Raimundo, mau estado de conservação de prédio na Rua João de Deus, caldeiras na EB1 da Horta das Figueiras, Mês da Juventude, Dia Internacional da Mulher, Évora Capital da Cultura e Parque Infantil do Bairro de S. José da Ponte.

 

Foi aprovada por unanimidade a ratificação do despacho do Vice-Presidente relativo à abertura de procedimento, autorização da despesa, aprovação das peças processuais e nomeação do júri referente ao concurso público para "Empreitada de Adaptação do Palácio de D. Manuel a Centro Interpretativo de Évora".

 

Aprovação unânime mereceu igualmente a proposta de correção da Delimitação da Reserva Ecológica Nacional do Concelho de Évora, que agora será enviada para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e a proposta de topónimos para arruamentos na cidade: Azinhaga das Garagens, Rua Norte da Conde de Ervideira, Rua Sul da Conde de Ervideira, Rua Antiga Estrada de Almeirim, Rua Antiga Estrada de Beja, Rua Bartolomeu de Gusmão e Travessa à Rua da Bela Vista.

RPC 28 02 2018.jpg