03 agosto 2017

Em reunião pública de 2 de Agosto Câmara de Évora aprovou Projeto de Preservação Ambiental na EM 529

​A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada do concurso público para colocação de dispositivos de proteção animal, incluindo beneficiação da EM529 "Valeira", à empresa J.J.R. & Filhos Lda. Esta obra tem por base uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Universidade de Évora no âmbito do projecto LIFE – Proteção Ambiental que permitirá o atravessamento em segurança de uma espécie de anfíbios que urge proteger.

O Vereador Paulo Jaleco (PSD/CDS) apresentou um voto de pesar pelo falecimento de D. Maria Teresa Eugénio de Almeida (viúva de Vasco Eugénio de Almeida, mentor da criação da Fundação Eugénio de Almeida), o qual foi aprovado por unanimidade. Mereceu igualmente aprovação unânime um voto de pesar, apresentado pela Vereadora Cláudia Sousa Pereira (PS), pelo falecimento do Vice-Reitor da Universidade de Évora, António Neto.

A Câmara de Évora congratulou-se com a inauguração da Variante e da nova Ponte do Albardão, entre Évora e Reguengos de Monsaraz. Uma obra essencial que elimina um dos pontos negros que mais vítimas causou, ao longo de décadas, na região. A obra, no valor de € 2,6 milhões de euros, moderniza as acessibilidades e a ligação com Espanha e é, também, facilitadora do desenvolvimento económico.

A Vice-Presidente Élia Mira (CDU) informou que a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais pediram uma reunião à Secretária de Estado Adjunta e da Educação para colocar a necessidade urgente da requalificação da Escola Secundária André de Gouveia. Será, também, exigida a resolução do problema da falta de 42 assistentes operacionais nas escolas do concelho que se arrasta há mais de um ano.
De salientar ainda, entre outros assuntos, a aprovação do 2º Relatório Semestral do Plano de Saneamento Financeiro, o qual está a ser cumprido.