11 dezembro 2018

Em reunião pública de 5 de Dezembro: Câmara de Évora concluiu processo de integração dos trabalhadores precários

​A conclusão na íntegra do processo de regularização dos trabalhadores precários na Câmara Municipal de Évora foi anunciada nesta reunião pelo Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá. O autarca indicou que dos 42 postos de trabalho efectivos, foram preenchidos 36​. Os restantes ficaram desertos em virtude da ausência de candidatos.

Esta decisão vem ao encontro de uma das prioridades definidas pela actual gestão camarária, além de dar cumprimento ao Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública em vigor desde o início deste ano que permitiu a regularização, através de concurso, da situação destas pessoas que exerciam funções correspondentes a necessidades permanentes dos serviços.

O Vereador Eduardo Luciano informou que a intervenção de contenção da fachada da Igreja das Mercês ia ser feita pela Direção Regional da Cultura a partir do dia 8 de Dezembro, havendo trânsito condicionado nos dias 7, 10, 12 e 14 na Rua do Raimundo, durante a manhã.  Falou ainda que a autarquia irá também retomar a fiscalização do estacionamento em período nocturno já a partir do próximo mês.

Por seu turno, o Vereador João Rodrigues deu conta da comunicação recente mantida com os técnicos da empresa Águas de Vale do Tejo acerca do emissário dos Canaviais. A empresa explicou que, tendo em conta o risco eminente do actual emissário, era necessário fazer a reparação em 8 locais, reparações que já estão em curso e que a autarquia está a acompanhar.

Foram ainda aprovados por unanimidade dos votos, um de pesar pelo falecimento do funcionário municipal, João Carlos Sofio e um de congratulação pelos 100 anos do Juventude Sport Clube, clube que foi agraciado pela Câmara Municipal de Évora com a Medalha de Ouro, no passado dia 29 de Junho, Dia da Cidade.

De entre o vasto conjunto de propostas para deliberação, destaca-se a aprovação por unanimidade do concurso Criação Jovem "Um Olhar Jovem sobre o Património" e o protocolo de parceria "KM 0 Alentejo" para operacionalização e promoção da iniciativa Km0 no concelho de Évora.

O referido concurso insere-se nas comemorações dos 30 anos da geminação entre as câmaras de Évora e Angra do Heroísmo e decorre até 31 de Janeiro de 2019, estando as normas de participação disponíveis nas páginas electrónicas dos respectivos municípios.

Refira-se que o Protocolo km 0 resulta de uma parceria entre o Município de Évora, a Turismo do Alentejo e várias outras entidades eborenses. Visa dinamizar a produção local de produtos agroalimentares através do seu consumo em estabelecimentos de restauração, lojas de venda de produtos alimentares e outras entidades similares, assegurando que as actividades de venda e transformação ao consumidor são realizadas num raio de 50 quilómetros do seu local de origem.

Foi ainda tomado conhecimento da atribuição do prémio Manuel Lopes, na categoria de Boas Práticas no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho ao Gabinete de Apoio ao Trabalhador da Câmara Municipal de Évora.

RPC 05 12 2018.jpg