05 dezembro 2018

Realizou-se na tarde de ontem, 4 de dezembro, o I Fórum Inclusivo no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora.

Na abertura da sessão, subordinada ao tema “participação e cidadania”, esteve a Vereadora com o Pelouro da Educação e Intervenção Social, Sara Dimas Fernandes, que, perante uma sala cheia, salientou a importância deste fórum, inserido nas atividades que o município está a organizar para assinalar o Dia da Pessoa com Deficiência e Incapacidade, celebrado a 3 de dezembro.

A Vereadora elencou as diversas atividades que terão lugar durante estes dias, referindo ainda que “não basta assinalar uma vez por ano este e outros dias nacionais, o que realmente importa é que estes contribuam para melhorar o dia a dia das associações que tratam desta temática”, e que tenham impacto “sobretudo nas políticas de nível nacional, nomeadamente através da afetação de mais recursos ao orçamento de estado”.

Sobre o fórum, referiu que é com alegria que vê a sua temática focada na “cidadania e participação” da pessoa com deficiência e incapacidade, pois é um “sinal de que, não descurando a resolução dos problemas de base da pessoa com deficiência, já se está a dar um grande passo em frente no sentido de conseguir que esta população participe de forma ativa na sociedade”. A vereadora destacou ainda a importância do trabalho em rede, como forma de minimizar os efeitos da falta de apoios para a pessoa com deficiência, e referiu que estes trabalhos não alteram nada se não houver uma política de crescimento.

Na sessão de abertura falou também Maria Inácia Campaniço, representante dos utentes da APPACDM de Évora (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), que apontou a importância e o direito de participação na comunidade das pessoas com incapacidade e deficiência, mostrando esperança de que os temas em discussão sejam projetados para o futuro promovendo uma maior integração da pessoa com deficiência e incapacidade.

No final do fórum, foi inaugurada a exposição “Olhar(res) pelos direitos” - Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no edifício dos Paços do Concelho. Esta exposição é organizada pela Câmara Municipal de Évora, pela APPACDM de Évora, pelas Vidas Activas 3G-CLDS 3G e pelo Movimento Fé e Luz. A exposição pode ser visitada até ao dia 18 de dezembro.