17 agosto 2017

Remodelação e Requalificação do Salão Central Eborense | Câmara Municipal de Évora e Universidade procedem a sondagens arqueológicas

Estão neste momento a decorrer os trabalhos de sondagens arqueológicas no antigo edifício do Salão Central Eborense

​​

Estão neste momento a decorrer os trabalhos de sondagens arqueológicas no antigo Salão Central Eborense. Estes trabalhos foram precedidos, durante o mês de Julho, por operações de limpeza e remoção dos entulhos acumulados no interior do edifício, durante o período em que esteve devoluto, sendo que, neste momento, uma equipa da Divisão de Cultura e Património da CME, em colaboração com a Universidade de Évora, está a preparar o terreno para que se proceda à intervenção.

As sondagens decorrem de imperativos legais e, em virtude do edifício se situar em área de sensibilidade arqueológica, torna-se necessário proceder a intervenção de salvaguarda e registo de eventuais elementos e vestígios patrimoniais ali existentes, antes da obra municipal para ali programada.

Assim, paralelamente a esta intervenção, está a decorrer o processo de aprovação do Projeto de Execução de Remodelação e Requalificação do Salão Central Eborense, ao qual se seguirá o processo de abertura de concurso para adjudicação da respetiva empreitada.

Sublinhe-se que  a reabilitação do Salão Central Eborense decorre da necessidade de intervenção num edifício que se encontra em estado de pré-ruína e que constitui um valioso exemplar de património arquitetónico da era moderna, para além do mesmo da sua importância, enquanto marco identitário  das últimas gerações de eborenses.