23 maio 2018

Reunião do Conselho Municipal de Juventude de Évora

​A apresentação e contributos para o Espaço de Juventude e Desporto da Feira de S. João 2018 foi um dos assuntos que dominou a reunião do Conselho Municipal de Juventude de Évora que teve lugar no dia 21 de Maio, presidida pela Vereadora Sara Dimas Fernandes.

O responsável pela Divisão de Juventude e Desporto, José Conde, divulgou o plano do espaço, o programa previsto e recordou às associações juvenis que podem enviar, até 30 de Maio, propostas de iniciativas para mostrar no referido espaço. Estão ainda abertas inscrições para jovens que queiram mostrar o seu talento através de pequenas actuações.

Nesta edição da Feira, a Juventude e o Desporto ocuparão o Monte Alentejano e zona circundante. O habitual ecrã gigante e zona própria para assistir ao Mundial de Futebol são elementos deste espaço, que também terá alguns stands expositivos, local para actividades radicais, pista de skate, campo desportivo, espaço de arte jovem e praça dos artistas. A DECO é um dos parceiros deste ano, assim como a FNAC, que trará alguns artistas.

A Vereadora Sara Dimas Fernandes destacou alguns pormenores do trabalho que está a ser realizado pela Câmara em parceria com a Universidade de Évora sobre o Diagnóstico Juvenil do Concelho (com base no qual serão definidas as políticas municipais para a juventude), nomeadamente os inquéritos feitos aos jovens do ensino secundário.

No âmbito do referido Diagnóstico terão lugar três sessões técnicas de trabalho no início de Junho (uma na redação do Diário do Sul, uma na Universidade e outra nos Paços do Concelho), tendo o Conselho Municipal definido os membros que participarão nas referidas sessões.

Foi aprovada por unanimidade uma proposta de alteração ao Regimento Interno do Conselho Municipal que era urgente no sentido da sua adequação ao novo quadro legislativo. Foi ainda aprovada a Acta da reunião anterior.

A Vereadora fez um breve resumo do Mês da Juventude e pediu a opinião dos jovens que abordaram algumas necessidades sentidas. Respondeu ainda a diversas questões, entre elas as medidas que a Câmara está a implementar no domínio da segurança rodoviária junto à residência universitária na Horta das Figueiras.

DSC_0004.jpg DSC_0002.jpg