30 outubro 2017

Em Reunião Pública de 25 de Outubro: Câmara de Évora realizou a primeira reunião do novo mandato

​A Câmara Municipal de Évora realizou a sua primeira reunião do novo mandato de 2017/2021, tendo já sido feita a distribuição de Pelouros.

Deste modo, ao Presidente, Carlos Pinto de Sá, cabe a Coordenação Geral; Relações Institucionais Externas e com a Assembleia Municipal; Administração Geral, Financeira e Pessoal, Desenvolvimento Económico e Planeamento; Área Jurídica e Auditoria; Segurança Pública e Comunicação e Relações Públicas.

O Vice-Presidente é João Rodrigues, que também fica como Vereador responsável pelos seguintes Pelouros: Relações com Freguesias; Serviços Operacionais; Obras Municipais e Fiscalização de Obras Municipais; Abastecimento de Água e Saneamento; Higiene Pública; Mobilidade; Veterinário Municipal e Proteção Civil.

A Vereadora Sara Fernandes fica responsável pelos serviços de Educação e Intervenção Social; Évora Cidade Educadora; Juventude e Desporto; Saúde; Ambiente e Modernização Organizacional.

Ao Vereador Eduardo Luciano, competem os serviços de Ordenamento do Território e Reabilitação Urbana; Gestão Urbanística e Obras Particulares; Cultura, Património, Centro Histórico e Promoção Turística; e Fiscalização Municipal.

Foram aprovados por unanimidade os pontos referentes a um lugar de Vereador a Tempo Inteiro, que a lei permite além dos dois já existentes, a calendarização das reuniões públicas de Câmara (cuja periodicidade se mantém como no anterior mandato), a Delegação de Competências da Câmara Municipal de Évora no Presidente e as Tolerâncias de Ponto até 31 de Dezembro de 2017.

No início desta reunião, após as intervenções de boas vindas proferidas pelos novos eleitos, seguiu-se um período de esclarecimento feito pelo Presidente Carlos Pinto de Sá acerca da instalação e funcionamento do Executivo, solicitando também que este analise o Regimento e efectue propostas para a sua alteração ou confirme o actual.

Outros pontos dos quais o Executivo Municipal tomou conhecimento foram a Designação do Vice-Presidente da Câmara Municipal, a Distribuição de Pelouro, Informação sobre Atendimento aos Munícipes ​e preparação das Opções do Plano e Orçamento para 2018, fazendo um apelo para que os documentos consigam ser debatidos e aprovados até final de 2017.

Informou ainda da suspensão do mandato pela Vereadora Sara Fernandes, por cerca de um mês. Um facto comunicado pela nova autarca aquando da sua aceitação por estar envolvida num projecto científico internacional. Só quando regressar, no início de Dezembro deste ano, iniciará as funções no terreno.

CM1.jpg CM2.jpg