19 dezembro 2014

Reunião do Conselho Municipal de Segurança de Evora com balanço positivo

Principais assuntos tratados na mais recente reunião deste Conselho.

​O Conselho Municipal de Segurança de Évora reuniu no dia 15 de dezembro, nos Paços do Concelho, para avaliar o trabalho desenvolvido, sendo o balanço positivo, nomeadamente no que se refere à diminuição da criminalidade no concelho. A reunião foi presidida pelo vereador João Rodrigues, em substituição do Presidente do Município. De destacar na sua intervenção, a informação que está em análise pelos eleitos uma primeira proposta do novo Regulamento Municipal de Trânsito, sendo que, logo que existam decisões, o documento virá ao Conselho.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Policia de Segurança Publica (PSP) deram conta que, de uma forma geral, a criminalidade tem seguido a tendência de queda ao longo de 2014. Atualmente apresenta valores abaixo do ano passado. A PSP informou sobre a implementação do programa "Significativo Azul" e que conta já com três protocolos com instituições da cidade.

Na sua área, a GNR explicou que a criminalidade tem reduzido de uma forma sustentável desde 2012. O vereador João Rodrigues salientou como uma boa medida para o futuro, no que respeita à segurança das populações principalmente da mais idosa, o recente lançamento do posto móvel da GNR.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança (SMPC) informou sobre a atividade no concelho entre 15 de setembro e 15 de dezembro. Registaram-se 680 ocorrências destinadas a todos os serviços municipais, em que se salientam três incêndios urbanos com maior gravidade e 27 ocorrências no âmbito de meteorologia adversa do dia 27 de setembro, com chuva forte e granizo, em que valeu a pronta resposta dos bombeiros e do Município para minimizar-se os seus efeitos junto da população. No período indicado, foram emitidos 22 avisos amarelo e 11 laranja com medidas de autoproteção para a população, referentes a situações de meteorologia adversas.

Este serviço camarário informou que, no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil, será realizado a 19 de dezembro de 2014 um exercício do tipo CPX de teste ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Evora. Referiu ainda que foi aprovado o Plano de Emergência Externo da EMBRAER (que entrou em vigor em 12 de novembro) e que em 2015 será feito o exercício de teste ao Plano, estando prevista a sua realização em conjunto com o Plano Interno de Emergência da empresa.

Foi ainda abordada a questão da segurança, entre carros e peões junto de alguns estabelecimentos de ensino o que é uma situação muito transversal a todas as escolas,  assim como questões relativas a algumas artérias da cidade ao nível da sinalização horizontal, principalmente das passadeiras. O Vereador João Rodrigues informou que o Município está preparar plano para priorizar as intervenções necessárias, tendo em conta a sua urgência e os recursos disponíveis. A PSP irá reforçar a atenção para os pontos indicados e atuar de forma a minimizar as questões abordadas ao nível da segurança entre peão e automóvel. Estão já agendadas as reuniões do Conselho Municipal de Segurança de Évora para 2015, que decorrerão nos meses de março, junho, setembro e dezembro.