07 junho 2019

Reunião do Conselho Municipal de Juventude de Évora

​​O Conselho Municipal de Juventude de Évora (CMJE), presidido pela Vereadora Sara Dimas Fernandes, reuniu na tarde do dia 6 de Junho, nos Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

Dos assuntos da ordem de trabalhos, destacam-se a apresentação da programação do Espaço Jovem da Feira de S. João 2019, a alteração do ponto 3, artigo 3ª do regimento do CMJE e informação sobre o Relatório de Actividades e Contas do Município de Évora.

 

A Vereadora prestou ainda informações acerca do Plano Local de Habitação de Évora, apresentado recentemente, que contempla o aumento da oferta habitacional, abrangendo também jovens estudantes e casais jovens. Solicitou ainda aos jovens que participem nas políticas de juventude, enviando à Câmara perguntas, comentários e sugestões sobre habitação através do email: plano.local.habitacao@cm-evora.pt

 

Por indicação da Vereadora, o seu assessor, Pedro Costa, deu conhecimento aos jovens de três projectos ambientais candidatados pela autarquia e recentemente aprovados: o projeto "Territorio EUROBIRD", de promoção do património natural através da valorização de locais de observação de aves, o projeto "Pegada do Hortelão", de apoio à agricultura familiar e a pequena e média agricultura, não intensiva e sustentável e o projeto LIFE "myBUILDINGisGREEN, relativo à aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para adaptação da Escola Básica da Horta das Figueiras às alterações climáticas através da implementação de um "telhado verde".

 

Relativamente à alteração do ponto 3, artigo 3ª do regimento do CMJC, aprovada por unanimidade, fica a partir de agora definido que "as associações juvenis com sede no município inscritas no Registo Nacional de Associações Juvenis (RNAJ) adquirirão ou perderão a sua qualidade de membros no CMJE aquando da sua inscrição ou cancelamento no RNAJ, sendo que, em caso de suspensão da sua inscrição no RNAJ tal implicará automaticamente a sua suspensão no CMJE e enquanto aquela decorre". Desde o início do ano há três novas associações RNAJ e uma que deixou de o ser.

 

A Vereadora informou que estão disponíveis para consulta, no separador de Informação Financeira do Município de Évora, diversos relatórios sobre a actividade municipal, nomeadamente o Relatório de Actividades e Contas do Município de 2018. Fez um breve resumo deste, fornecendo alguns indicadores  sobre a gestão camarária no ano transacto e destacando um conjunto de actividades realizadas na área da Juventude. 

J1.JPG J2.JPG J3.JPG