02 maio 2018

Em reunião pública de 26 de Abril: Câmara de Évora avança na requalificação do Palácio de D. Manuel

​A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade a Minuta de Contrato de Empreitada de Adaptação do Palácio de D. Manuel a Centro Interpretativo de Évora. É o fim de mais uma etapa do processo que conduz agora à concretização da obra no terreno.

Aprovação unânime mereceu também a proposta de constituição de direito de superfície a favor da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, para proceder à implementação de Horta Biológica Comunitária no Bairro das Pites, em parceira com a Associação de Moradores do Bairro do Bacelo.

Uma decisão que possibilitará a candidatura a medida do Fundo Ambiental e o desenvolvimento de um projecto que se enquadra na linha seguida pelo Município de Évora, em parceria com as juntas urbanas, possibilitar circuitos curtos de comercialização de produtos agrícolas assentes em princípios de sustentabilidade ambiental.

No período antes da ordem do dia, o Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, comentou as comemorações do 25 de Abril em Évora. Realçou a grande adesão popular e a importância do projecto Vozes de Abril que culminou com a actuação de todos os grupos na Praça de Giraldo, após uma série de mini-concertos em diversas partes da cidade. Uma iniciativa também elogiada pelos Vereadores do PSD e PS e que, segundo informou o Vereador Eduardo Luciano, a partir desta terceira edição se pretende constituir como algo mais perene denominado Oficina da Voz  que decorrerá ao longo do ano.

Os Vereadores do PS e PSD colocaram um conjunto de questões ao Presidente e Vereadores da CDU, tendo estes procurado esclarecer em termos concretos todas as matérias. Matérias tão diversas como um alvará de licença de habitação de prédio na Travessa da Alegria, situação da estrada de Almeirim, limpeza na zona da Alcárvova, falta de condições laborais dos enfermeiros do Serviço de Urgências do Hospital do Espírito Santo, propostas de melhorias rodoviárias feitas pelo Núcleo de Estudantes da residência António Gedeão em parceria com a GARE, entre outras.

RPC 26 04 2018.jpg