13 abril 2016

Salão Central Eborense pode ser visitado dia 15 de Abril

Entre as 16h e as 20h no âmbito do Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA


“CENTRAL(IZAR) memórias do Salão” é a ação que permite, durante umas horas, reabrir o velhinho Salão Central Eborense.  Entre as 16h e as 20h do próximo dia 15 de Abril (sexta-feira), abrem-se as portas do icónico edifício situado no Páteo do Salema para uma celebração do CINEMA chamando ao presente as histórias do passado. A iniciativa insere-se na 1ª Edição do Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA, que acontece entre 15 e 17 de Abril, numa parceria com a Câmara Municipal. 
Os eborenses têm assim a oportunidade de (re)visitar o Salão Central e partilharem uma história ou uma memória, através de uma conversa, num microfone aberto ou numa carta. A tarde conta também com a exibição de duas instalações e o DJ Set Uma História do Cinema, levado a cabo pela Pointlist. 
Recorde-se que o Salão Central foi criado como equipamento cultural em 1916 por José Augusto Anes, estando, por isso, a comemorar o seu centenário. Ao longo dos anos o espaço passou pela mão de diversos proprietários sempre com a predominância da exibição de cinema. Paulatinamente a afluência de público foi diminuindo, levando ao encerramento definitivo nos anos 90. Em 1996 o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Évora não tendo, ainda, sido possível a sua recuperação. 

1ª Edição do Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA
No próximo fim de semana tem lugar em Évora a 1ª Edição do Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA que vai decorrer, fundamentalmente, em dois espaços habitacionais de carácter privado que foram selecionados: uma casa dentro do centro histórico da cidade e outra fora do perímetro das muralhas recebem várias manifestações artísticas, tendo os proprietários como anfitriões. Concertos, instalações sonoras e vídeo, momentos de leitura e o lançamento de uma edição de autores locais sobre a cena musical eborense na década de 90, são algumas das propostas. O evento pretende afirmar-se na cidade como um espaço de apresentação de propostas diferenciadas que sejam representativas da cultura local. 
O Festival CONDOMÍNIO conta já com 6 edições em Lisboa, sendo esta a 1ª Edição a ter lugar em Évora, programada e produzida por uma equipa de pessoas desta cidade, com a parceria da Câmara Municipal.

A programação completa do festival está disponível em