17 março 2017

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto recebido em Évora

​O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, participou num encontro com as associações juvenis alentejanas, que decorreu na tarde de 16 de Março, na Pousada da Juventude. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira e o Presidente da Câmara Municipal de Alvito, António Valério, estiveram presentes.

Durante a manhã do dia 16, a comitiva visitou diversas associações juvenis nos distritos de Beja e Évora, estando o dia de hoje (17) programado para visitas a outras associações em Évora e no distrito de Portalegre.

A Tuna Académica da Universidade de Évora animou a comitiva com as suas canções no Largo frente à Pousada, seguindo-se depois o encontro com os jovens. Este contou com intervenções de Miguel Rasquinho (Director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude); José Janeirinho (representante da Federação Nacional das Associações Juvenis e da Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo); Carlos Pereira (Vogal do Conselho Directivo do Instituto Português do Desporto e Juventude) e João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto).

O encontro insere-se no primeiro roteiro nacional de visita às associações juvenis que permitirá ao Secretário de Estado conhecer no terreno as questões e as pessoas, prevendo que estejam alcançados todos os distritos na primeira quinzena de Abril.

Na sua intervenção, o Director Regional do IPDJ fez um balanço destas visitas e sublinhou a importância do Governo conhecer no terreno o trabalho realizado.

O representante da FNAJ deixou algumas notas positivas sobre este roteiro e sublinhou o trabalho das associações juvenis.

O Vogal do Conselho Directivo do IPDJ realçou o importante papel da Câmara Municipal de Évora e da CCDRA em dois projectos relevantes: a construção e dinamização do Complexo Desportivo de Évora e a reabilitação da Pousada da Juventude. Chamou ainda atenção dos jovens para os programas juvenis "Empreende Já" e  "Férias em Movimento" e para a simplificação administrativa em curso no IPDJ que permite nomeadamente aligeirar procedimentos burocráticos.

O Secretário de Estado explicou os objectivos dos roteiros e a importância de conhecer o trabalho das associações. Frisou o cumprimento, pela primeira vez em vários anos, do pagamento em Abril da primeira tranche de apoios às associações. Informou ainda sobre o trabalho para melhorar o funcionamento dos serviços, como o programa "Simplex +", a revisão da lei do associativismo juvenil, a valorização da educação não formal em termos curriculares ou a participação nas decisões, através da co-gestão, oferecida ao Conselho Nacional da Juventude e FENAJ na cooperativa Movijovem. Esta tem como missão promover a mobilidade juvenil na vertente social, cultural, educativa, desportiva e recreativa, nomeadamente através do Cartão Jovem e das Pousadas da Juventude.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg Foto11.jpg Foto12.jpg Foto13.jpg