04 novembro 2019

Seminário Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo encerra Mês Maior

​A quarta edição do seminário "Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo", inserido num conjunto de iniciativas no âmbito do programa “Mês Maior”, decorreu no passado dia 31 de outubro no Inatel, em Évora. Um dia pleno de aprendizagens, partilha, momentos musicais e ateliers que cativou mais de 120 participantes.

Organizado pela Câmara Municipal de Évora em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central - Unidade de Cuidados na Comunidade, e com o apoio de diversos parceiros , esta iniciativa procura sensibilizar o público sénior para a importância da saúde na terceira idade, incentivando para um envelhecimento ativo e saudável.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, deixou palavras de agradecimento a todos os participantes e oradores das diferentes sessões, assinalando dois pontos essenciais relacionados com a temática. “O aumento do envelhecimento populacional em Évora e no país” que, por sua vez, torna urgente a criação “de bases para um acesso a uma vida digna e prolongada por parte da população sénior, com serviços de saúde adequados”, reforçando ainda a importância do papel da autarquia na área da Saúde, sobretudo na vertente da prevenção.

Do vasto programa destacam-se as conversas sobre temas relacionados com o património eborense – livros editados e história dos “Bonecos de Santo Aleixo”, para além de conversas informais sobre as estratégias para um envelhecimento ativo e saudável, momentos musicais, desfile de vestidos de chita e encerramento com um baile.