16 outubro 2019

Seniores eborenses conheceram mais sobre o Cromeleque dos Almendres

​A partilha de conhecimentos e o convívio salutar marcaram a visita de um grupo de seniores ao Cromeleque dos Almendres, realizada no dia 15 de Outubro, no âmbito das actividades do Mês Maior, dinamizadas pela Câmara Municipal de Évora, com o apoio de várias entidades.

Um autocarro camarário levou os participantes - acompanhados por técnicos do Município e das instituições - até ao Cromeleque para conhecerem os vestígios arqueológicos deixados há sete mil anos atrás, naquele local da Freguesia de Guadalupe.

Tal como referiu o arqueólogo municipal que fez a visita guiada, "nem tudo aprendemos na escola, também aprendemos muito ao longo da vida". Esse é um desígnio de Évora como Cidade Educadora que mais uma vez ficou patente no terreno, com alguns idosos a partilharem memórias sobre este espaço.

Um local que conheceram na sua infância e agora encontram diferente, fruto do trabalho de preservação que vem sendo realizado, mais recentemente, com a implementação pela Autarquia do Plano de Salvaguarda para preservação do monumento.

Na povoação de Guadalupe, tiveram ainda a oportunidade de aprender mais sobre o Cromeleque com a visita ao Centro Interpretativo, seguida de um lanche para retemperar forças, findo o qual retornaram à cidade de Évora.

C1.JPG C2.JPG C3.JPG C4.JPG C5.JPG C6.JPG C7.JPG C8.JPG C9.JPG C10.JPG C11.JPG C12.JPG C13.JPG C14.JPG C15.JPG C16.JPG C17.JPG C18.JPG