29 maio 2018

Sessão de promoção de saúde mental para seniores na Azaruja

A​ Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo iniciou no dia 25 de Maio as sessões descentralizadas de promoção de saúde mental para se​niores na Santa Casa da Misericórdia da Azaruja. Estas sessões surgem da necessidade de atuar de forma preventiva no domínio da saúde mental, de evidenciar os sinais de alerta e de esclarecer sobre a forma de atuar caso se manifeste necessário.

 

A execução das sessões foi garantida pela Unidade de Rede de Saúde Mental. Trata-se de um trabalho que reflete a interseção e interação entre a Unidade de Rede de Saúde Mental e a Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo, já que a saúde mental irá corresponder a uma necessidade e a uma ação do envelhecimento positivo.

 

O esclarecimento preventivo na Azaruja foi feito pela enfermeira Susana Saruga que conversou com os seniores, escutou as suas opiniões e incentivou-os a envolverem-se nas mais diversas actividades por forma a contribuírem para preservar a sua saúde física e mental.

 

Além da sessão de esclarecimento, deixou ainda um folheto e um filme sobre esta temática que é seguida já por alguns idosos. Exemplo disso são a D. Felizarda e o Sr. Ourives que, com o seu talento, criam obras de artesanato dignas de referência que mostraram com todo o entusiasmo. Ele, principalmente trabalhando a cortiça e a madeira. Ela, na arte da costura e das rendas. Ambos mantendo hábitos saudáveis e um envelhecimento positivo que lhe oferece mais qualidade de vida.

 

Estão ainda previstas mais 4 sessões descentralizadas pelas freguesias do concelho até ao final do ano.

 DSC_0002.jpg DSC_0004.jpg DSC_0009.jpg DSC_0012.jpg DSC_0012.jpg DSC_0015.jpg DSC_0018.jpg DSC_0025.jpg DSC_0026.jpg DSC_0027.jpg DSC_0030.jpg DSC_0034.jpg DSC_0035.jpg DSC_0036.jpg