01 fevereiro 2019

TEATRO GARCIA DE RESENDE APRESENTA PROGRAMAÇÃO CULTURAL RENOVADA EM 2019

A promoção da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é o pano de fundo da renovada programação cultural da Câmara Municipal de Évora para 2019. O Teatro Garcia de Resende (TGR) é um dos principais palcos de uma programação que, pela primeira vez, foi desenvolvida para todo o ano, com intuito de promover a criação e a confluência de várias expressões artísticas, numa lógica de proximidade com o público, com os agentes e instituições culturais.

​A apresentação da programação e da brochura que a acompanha teve lugar ontem, 31 de janeiro, no Salão Nobre do TGR, que encheu por completo para esta sessão que encerrou com uma pequena atuação dos músicos Mário Lopes e Rodrigo Lino.

Perante uma plateia repleta de criadores e membros de associações locais, Eduardo Luciano, Vereador com o pelouro da Cultura na autarquia eborense, salientou estarmos perante "uma nova forma de programar e comunicar", destacando a importância dos parceiros que fazem parte deste processo. "Esta é a grande âncora da programação cultural da cidade", referiu o autarca, salientando a coerência que se procurou dar à mesma.

Também presente na cerimónia, Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal, destacou que só a recuperação económica e financeira do Município permite assegurar a dinâmica, a envolvência de agentes e criadores locais e a programação cultural agora apresentada. Destacou a importância de, pela primeira vez, existir uma calendarização anual para o Teatro inserida numa programação e numa estratégia cultural para Évora. Afirmou, ainda, que Évora volta a ser referência nacional em termos culturais e "tem condições para construir uma candidatura ganhadora a Capital Europeia da Cultura em 2027".

O calendário de espetáculos do Teatro Garcia de Resende para 2019 assenta "em ciclos e festivais artísticos que vão marcar a cidade, as suas gentes e o seu território", com perto de 100 eventos de música, teatro, cinema, dança e outras expressões artísticas a decorrerem ao longo dos próximos 11 meses.

14.ª BIME acontece de 04 a 09 de junho

De entre os muitos destaques do cartaz deste equipamento cultural para este ano, não podemos deixar de salientar o regresso da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que regressa após um hiato desde 2013. A 14.ª edição deste evento, que tem como anfitriões os conhecidos Bonecos de Santo Aleixo, acontece entre os dias 4 e 9 de Junho, com a presença de duas dezenas de companhias portuguesas e estrangeiras. O anúncio foi feito por José Russo, diretor do CENDREV, entidade promotora da bienal.

O Festival Serial, JP Simões, Miguel Araújo, Bruno Nogueira, Mazgani e The Last Internationale são cabeça de cartaz em fevereiro. Em março, para além da segunda edição do Évora Jazz Fest (dias 15, 16 e 17), temos um cine-concerto de Miguel Gizzas, Emmy Curl e a apresentação do novo trabalho de Pedro Calado. Em cena estarão também várias peças de teatro.

Até dezembro muitos são os nomes que vão passar pelo palco do TGR: The Gift, David Fonseca ou The Legendary Tigerman são apenas alguns dos nomes fortes de uma programação eclética, intensa e diversificada que, em 2019, afirma Évora como cidade de cultura.