07 setembro 2017

Teatro Dom Roberto nas Piscinas Municipais de Évora

​O espetáculo Teatro Dom Roberto animou a manhã de ontem (06 de setembro) nas Piscinas Municipais de Évora. O final da manhã e a tarde foram preenchidos com uma oficina de construção de marionetas que contou com cerca de 20 participantes, designadamente animadoras, auxiliares de educação pré-escolar, monitores e técnicos camarários.

 

Uma ação que faz parte do Projeto ID Memória (fruto de parceria entre a EDP Tradições 2016-2018, Câmara de Évora, Mãozorra Produções e Red Cloud Produções) e que integra as atividades de início do novo ano letivo, dinamizadas pela autarquia eborense em conjunto com diversos parceiros.

 

O Teatro Dom Roberto teve como dinamizadora Sara Henriques e contou com o apoio de Érica Rodrigues (em especial na oficina de formação), sendo o público do espetáculo constituído por cerca uma centena de pessoas, nomeadamente crianças do programa municipal Okup@-te e utentes de várias instituições sociais. No final, houve ainda uma conversa onde se solicitou ao público sénior a partilha de memórias sobre esta arte tradicional.

 

Trata-se de um teatro de marionetas que se faz há mais de 200 anos em Portugal e que quase se perdeu nos anos 80 do século XX, tendo ganho nova vida posteriormente e contanto atualmente com mais de uma dezena de pessoas empenhadas na sua divulgação e preservação. Através do espetáculo - que recorre ao uso da técnica da luva e da palheta - são apresentadas memórias e identidades de um passado distante em que o povo se juntava nas praças centrais para conviver e comunicar vivências comuns.

 Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpgFoto9.jpg Foto10.jpg Foto11.jpg Foto12.jpg Foto13.jpg Foto14.jpg Foto15.jpg Foto16.jpg Foto17.jpg Foto18.jpg Foto19.jpg Foto20.jpg Foto21.jpg Foto22.jpg Foto23.jpg Foto24.jpg Foto25.jpg Foto26.jpg Foto27.jpg Foto28.jpg Foto29.jpg Foto30.jpg Foto31.jpg Foto32.jpg