07 setembro 2017

Teatro Dom Roberto nas Piscinas Municipais de Évora

​O espetáculo Teatro Dom Roberto animou a manhã de ontem (06 de setembro) nas Piscinas Municipais de Évora. O final da manhã e a tarde foram preenchidos com uma oficina de construção de marionetas que contou com cerca de 20 participantes, designadamente animadoras, auxiliares de educação pré-escolar, monitores e técnicos camarários.

Uma ação que faz parte do Projeto ID Memória (fruto de parceria entre a EDP Tradições 2016-2018, Câmara de Évora, Mãozorra Produções e Red Cloud Produções) e que integra as atividades de início do novo ano letivo, dinamizadas pela autarquia eborense em conjunto com diversos parceiros.

O Teatro Dom Roberto teve como dinamizadora Sara Henriques e contou com o apoio de Érica Rodrigues (em especial na oficina de formação), sendo o público do espetáculo constituído por cerca uma centena de pessoas, nomeadamente crianças do programa municipal Okup@-te e utentes de várias instituições sociais. No final, houve ainda uma conversa onde se solicitou ao público sénior a partilha de memórias sobre esta arte tradicional.

Trata-se de um teatro de marionetas que se faz há mais de 200 anos em Portugal e que quase se perdeu nos anos 80 do século XX, tendo ganho nova vida posteriormente e contanto atualmente com mais de uma dezena de pessoas empenhadas na sua divulgação e preservação. Através do espetáculo - que recorre ao uso da técnica da luva e da palheta - são apresentadas memórias e identidades de um passado distante em que o povo se juntava nas praças centrais para conviver e comunicar vivências comuns.