12 dezembro 2016

Unidade Museológica CEA convida alunos de pré-escolar para o ateliê Das Nuvens Às Fontes

A Unidade Museológica CEA (antiga Central Elevatória de Água), sediada na Rua do Menino Jesus, no centro histórico de Évora, realizou nos dias 24 e 25 de novembro o ateliê Das Nuvens Às Fontes, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Ciência, assinalado a 24 de novembro, e a classificação de Évora a Património Mundial da Humanidade, esta celebrada a 25 de novembro.

No ateliê Das Nuvens Às Fontes participaram crianças do Centro de Atividade Infantil de Évora e do Jardim de Infância da Cruz da Picada, mas, a CEA vai manter esta atividade patente ao público durante todo o presente ano letivo​, para os alunos do ensino pré-escolar, que são o seu público-alvo específico. As instituições de ensino interessadas em realizar o ateliê Das Nuvens Às Fontes, devem apenas contatar previamente a CEA e proceder à respetiva marcação.

Esta atividade visa dar a conhecer às crianças o ciclo da água e o seu circuito em Évora no tempo em que o Aqueduto da Água da Prata fornecia a cidade, através das fontes e dos chafarizes. Os participantes são convidados a recriar o circuito da água, recorrendo a colagens com materiais diversos.

Como atividade lúdica, este ateliê estimula a criatividade e a aprendizagem, tal como o inter-relacionamento entre grupos, abordando vários conceitos básicos relacionados com a temática da água.