03 julho 2017

V Encontro de Bibliotecas Escolares do Alentejo em Évora

​Está a decorrer durante todo o dia de hoje (3 de Julho) o V Encontro de Bibliotecas Escolares do Alentejo subordinado ao tema: " Ler e formar leitores no século XXI – Partilha e cooperação" no Auditório da DGEstE-DSRA, em Évora.  O mesmo é organizado pela Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas escolares, com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Município de Évora.

 

Debater a importância da cooperação para as bibliotecas, enquadrando-a na problemática geral de rápida mudança tecnológica, social e cultural que atravessa o nosso tempo; partilhar conhecimento e experiências práticas com outros especialistas e organizações sobre o valor da cooperação; e questionar o papel dos profissionais das bibliotecas e da informação no aprofundamento do trabalho colaborativo e da cooperação são alguns dos objectivos deste encontro.

 

O evento reúne professores bibliotecários e equipas das bibliotecas escolares, órgãos de gestão e de coordenação pedagógica das escolas, professores/educadores, técnicos das áreas da educação e da cultura, profissionais das áreas das tecnologias e dos conteúdos, pais/encarregados de educação e comunidade, em geral.

 

A sessão de abertura contou com intervenções do Delegado Regional de Educação, Manuel Barroso, da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, da Subcomissária do Programa Nacional de Leitura, Elsa Conde e do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

 

Seguiu-se a entrega de lembranças pelas coordenadoras interconcelhias da Rede de Bibliotecas Escolares a Elsa Conde (que fazia parte da equipa até ser recentemente designada pelo Governo para o novo cargo no Plano Nacional de Leitura) e a Joaquim Rosa, professor que elabora, a cada ano, o cartaz destes encontros. Antes do início dos trabalhos, houve ainda tempo para um momento cultural com os Cantares de Évora.

 

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, foi o orador da conferência "Ler e Formar Leitores no Século XXI: Partilha e Cooperação", falando do papel central das bibliotecas no programa do Governo e de diversas novas medidas criadas para promover o sucesso escolar e permitir uma escola com maior qualidade e humanismo, onde a justiça social também tem marcante presença. Uma intervenção em que o governante - que também é professor universitário e a par da verdadeira situação do Ensino actual - mostrou soluções concretas em que o Ministério está a trabalhar para resolver várias preocupações com que se debatem os professores.

 

Luís Cardoso (Instituto Politécnico de Portalegre) foi o moderador do debate que se gerou, onde participaram vários professores que colocaram questões ao Secretário de Estado que a estas respondeu com explicações técnicas precisas.

 

Os trabalhos da manhã contaram ainda com o painel "Bibliotecas, Arquivos e Museus ao serviço da Educação: que Cooperação?" moderado pela Vice-Presidente da Câmara de Évora, Élia Mira e onde interveio Ana Cabral (Biblioteca Municipal de Pombal) e Elsa Conde (Plano Nacional de Leitura) a que se seguiu o debate.

 

Durante a tarde, o o destaque da programação vai para uma conferência com Manuela Silva (Rede de Bibliotecas Escolares), moderada por Paulo Costa e o painel "Nós e os outros: a arte de cooperar", moderado por Manuel Masseno, que junta Susana Colaço (Khan Academy), Bernardo Gaivão (Fundação Francisco Manuel dos Santos - Pordata), João Barreiros (RTP Ensina) e Cláudia Lobo (Visão Júnior).

B1.jpg B2.jpg B3.jpg B4.jpg B5.jpg B6.jpg B7.jpg B8.jpg B9.jpg B10.jpg B11.jpg B13.jpg B14.jpg B15.jpg