16 fevereiro 2017

"Voar na Asa dos Livros” conectou Matemática e Literatura Infantil com sucesso

​No âmbito do Projeto Municipal de Promoção da Leitura "Voar na Asa dos Livros"  realizou-se a ação de formação "1, 2, 3...Era uma vez - Conexões entre a Matemática e a Literatura Infantil" no dia 14 de Fevereiro, no Colégio Pedro da Fonseca (UNESUL). Destinou-se a educadores de infância e professores de 1º ciclo e teve como formadoras as Professoras Ângela Balça e Ana Paula Canavarro, da Universidade de Évora.

Uma ação de formação bastante valorizada por todos, inicialmente prevista para 30 participantes, mas que acabou por ter de ser alargada a mais, tendo sido frequentada por 65 formandos.

​Refira-se que o projeto municipal de promoção da leitura "Voar na Asa dos Livros" conta actualmente com a participação de 19 estabelecimentos de ensino e educação da rede pública e privado (pré-escolar e 1º ciclo) um total de 912 crianças e alunos.

A Universidade de Évora, através do Departamento de Pedagogia e Educação foi parceira desta oferta, garantindo toda a assessoria pedagógica aos conteúdos produzidos (kit de poesia, questionários para alunos, famílias e docentes) e na dinamização de uma parte da área de capacitação prevista: em dezembro dinamizou a ação de formação "Educação Literária: a literatura infantil, a ilustração e as expressões artísticas" e agora a sessão "1,2,3…Era uma vez conexões entre a Matemática e a Literatura Infantil".

Um trabalho que teve como principais objetivos sensibilizar para a importância de estabelecer conexões entre diversos domínios do saber, em particular, entre a Matemática e a Língua Portuguesa; ilustrar formas de potenciar o contexto da literatura infantil para explorar diversos aspetos da Matemática, desde conteúdos específicos a capacidades transversais, usando exemplos com histórias concretas; e ilustrar formas de usar a Matemática para desenvolver a criatividade e produzir novas histórias ou adaptações de histórias conhecidas.

IMG_20170214_184707.jpg IMG_20170214_184821.jpg