08 novembro 2016

Évora aposta no sucesso escolar com projecto “Voar na Asa dos Livros”

A Câmara Municipal de Évora prossegue com a dinamização do projeto municipal de promoção da leitura "Voar na Asa dos Livros" que tem como principal objetivo "fomentar hábitos de leitura, contribuindo para a difusão do livro e do conhecimento".

Um projecto que assenta na importância que a promoção da leitura assume junto do público infantil na sua formação intelectual, moral e cívica, mas sobretudo na estimulação da imaginação e criatividade.

Este trabalho orienta-se para três destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo, famílias e docentes. Perspetiva para cada um destes grupos ações especificas, na sua maioria de natureza lúdico-pedagógica, que incentivem a leitura recreativa, tanto em contexto escolar como em contexto familiar.

A Câmara Municipal encontra-se ainda a colaborar com o Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora na prossecução do seu projeto de promoção do sucesso escolar. Neste contexto, a equipa do projeto dinamiza sessões regulares de animação do livro e da leitura junto das turmas de 1º ano do 1º ciclo do Agrupamento, abordando temáticas como o conhecimento do eu e dos outros, relações interpessoais, potencialidades de cada um, medos e relação com o meio envolvente.

Além disto, as Atividades de Enriquecimento Curricular apresentam este ano, pela primeira vez, a oferta no domínio da promoção do livro e da leitura "Voar nas Palavras" em dois dos quatro Agrupamentos do Concelho. Através dela, promovem sessões lúdicas de animação da leitura nos estabelecimentos de ensino, atuando como um preditor do sucesso educativo ao fomentar a leitura recreativa.

O Município de Évora espera poder contribuir para a formação de novos leitores autónomos, críticos e conscientes através da conjugação de todas estas ações.

Ler.jpg