30 janeiro 2019

Voar na Asa dos Livros traz crianças das freguesias rurais ao Museu

​Os alunos da EB1 de Valverde realizaram no dia 29 de Janeiro uma visita pedagógica ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, integrada no projecto municipal "Voar na Asa dos Livros".

A guiar a visita esteve a técnica pedagógica do Museu, Maria do Céu Grilo, que mostrou aos alunos um conjunto de animais fantásticos e explicou pormenores curiosos sobre cada um. O percurso começou com as esculturas dos leões e finalizou com a da hidra. Pelo meio, surgiram também o cão, a cabra, o touro, o javali, mas também várias criaturas mitológicas como as gárgulas, o sileno, o dragão, o centauro, entre outras. Inclusive uma escultura que mostra um pequeno diabo aos pés de S. Bartolomeu, cuja lenda relata ter sido este capturado pelo santo.

Ao circularem um pouco por todo o museu, os alunos ficaram a conhecer melhor o espaço e as valiosas coleções que alberga, nomeadamente no domínio da escultura e da pintura, uma vez que muitos deles é a primeira vez que tomam contacto com este património histórico e artístico. No final, na sala da pintura portuguesa, conheceram o livro "Os Animais Fantásticos" de José Jorge Letria, narrado pela técnica municipal, Alexandra Guerreiro.

Foi ainda sugerido que cada aluno desenhe, já na sala de aula, um animal fantástico por si imaginado, para apresentar às técnicas do projecto Voar na Asa dos Livros, quando estas forem visitar a turma à freguesia, visita a agendar oportunamente.

Esta foi a primeira de um conjunto de sessões no Museu para as escolas e jardins de infância das freguesias rurais, contando as sessões com alunos de Valverde, Guadalupe e Azaruja. Proporcionar a oportunidade aos alunos do meio rural de virem conhecer e usufruir dos equipamentos culturais da cidade, aliando isto à valorização do livro e à educação patrimonial é objectivo camarário deste trabalho que visa sobretudo incutir o gosto pela leitura e o aumento do conhecimento, fortalecendo ao mesmo tempo a identidade e a cidadania.

Recorde-se que o Projeto de Promoção do Livro e da Leitura "Voar na Asa dos Livros", promovido pelo Município de Évora em colaboração com diversos agentes e instituições do Concelho, tem por objetivo fomentar hábitos de leitura, contribuindo para a difusão do livro e do conhecimento e procurando promover a qualidade da aprendizagem para todos.