17 maio 2019

Voar na Asa dos Livros com exposição no Museu Frei Manuel do Cenáculo

E​stes São os Animais MitoFantásticos é o título da exposição  que foi recentemente inaugurada no Museu Frei Manuel do Cenáculo (Museu de Évora) e que estará patente ao público até 7 de Junho. A mostra teve como ponto de partida o livro infantil "Os Animais Fantásticos" de José Jorge Letria trabalhado no âmbito do projeto municipal de promoção do livro e da leitura Voar na Asa dos Livros.

Recorde-se que o projeto Voar na Asa dos Livros foi dividido neste ano letivo em dois blocos:  Os Animais Fantásticos, de José Jorge Letria e  Dança, de João Fazenda. O projeto envolve 7 grupos de Estabelecimentos de Ensino ( Pré-escolar e Escolas de Ensino Básico), perfazendo um total de 104 alunos envolvidos.

A 1ª sessão do projeto teve inicio com uma visita ao Museu Frei Manuel do Cenáculo onde as crianças tiveram oportunidade de descobrir Animais Mitológicos e Fantásticos e ouviram a história Os Animais Fantásticos, de José Jorge Letria. Tendo por base a primeira sessão, as técnicas da Câmara Municipal de Évora e os técnicos do Museu, dirigiram-se às escolas e jardins de infância das aldeias rurais para darem desenvolvimento às sessões seguintes, de acordo com o planificado no projeto (ponte com outras histórias da mesma temática e técnicas de trabalhar no azulejo cru).

O bloco 1 culminou agora com uma exposição de azulejos (elaborados pelos grupos participantes) no Museu Frei Manuel do Cenáculo, inaugurada em dois momentos do dia distintos: às 10 horas ( EB Azaruja e JI Azaruja) e às 14 horas (EB Valverde, JI Valverde e JI Guadalupe).  Os grupos foram recebidos pela técnica do Museu, Maria do Céu Grilo, e pela chefe de Divisão de Educação e Intervenção Social do Município de Évora, Helena Ferro. Após breves intervenções,  visitaram a exposição e, no final, houve lanche convívio em ambos momentos da inauguração.