29 setembro 2014

Esta quarta-feira, dia 1 de outubro: Voluntários caiam muros do Seminário Maior e Universidade de Évora

Os voluntários vão caiar os muros exteriores do Seminário Maior de Évora e os muros da Universidade, sitos na circular às muralhas.

Durante o dia 1 de Outubro, cerca de 40 voluntários, na sua grande maioria alunos recém-chegados à Universidade de Évora, irão caiar os muros exteriores do Seminário Maior de Évora, na Rua José Estevão Cordovil, e os muros da Universidade de Évora, sitos na circular às muralhas, numa iniciativa da Câmara Municipal de Évora e do recém-criado Núcleo de Estudantes de Turismo da Universidade de Évora.

Após os trabalhos de caiação realizados no passado mês de Maio, no âmbito do Programa de Voluntariado UNESCO para o Património Mundial, esta nova iniciativa é parte integrante de uma estratégia sustentada de consciencialização da comunidade local. 

A escolha dos locais prende-se não só pela proximidade com o principal edifício da Universidade, mas também por constituir uma das entradas preferenciais para o Centro Histórico, granjeando um conjunto de condições essenciais não só para a visibilidade que se pretende dar ao projeto, mas por constituir uma estrutura que não apresenta grandes dificuldades de execução, permitindo-se uma aproximação ligeira à prática da caiação por parte dos voluntários.

Associar os alunos da Universidade num projeto desta natureza visa também alertar para a responsabilidade que é manter um espaço singular como é o caso do espaço urbano classificado de Évora, reforçando-se uma lógica de comunidade e participação local ativa e, em simultâneo, lembrar o imperativo das boas práticas nas questões ligadas à preservação do património.