31 agosto 2015

Yábura ao Luar: Câmara de Évora promove visita guiada noturna para dar a conhecer a cidade Islâmica

Depois de mais de uma centena e meia de pessoas terem participado, em Maio, na visita guiada Yábura ao Luar, a Câmara Municipal de Évora repete a iniciativa.

Depois de mais de uma centena e meia de pessoas terem participado, em Maio, na visita guiada Yábura ao Luar, a Câmara Municipal de Évora repete a iniciativa no dia 2 de Setembro, quarta-feira, às 21h30. Aproveitando a lua cheia, os guias Gustavo Val-Flores e José Rui Santos levarão os participantes a descobrir os segredos escondidos da Yábura - nome da cidade durante o período islâmico - num percurso de cerca de 1h30, com início na Praça do Giraldo.

A visita gratuita, segundo informação dos técnicos responsáveis, “irá desdobrar-se nas áreas que couberam aos antigos fossos da muralha, hoje chamados de Alcárcovas, subindo depois para o antigo Pátio do Salema, zona que coube à provável igreja cristã de Yábura, reencontrando o antigo suq (mercado), na atual Rua 5 de Outubro, para desembocar na antiga mesquita principal da cidade.” Depois de passar pelos vestígios das antigas muralhas, o itinerário termina na Praça do Sertório.

Com esta ação, a autarquia pretende “criar uma consciência da herança muçulmana que ainda hoje se perceciona no espaço urbano de Évora” permitindo, simultaneamente, a “descoberta do legado muçulmano, na sua perspetiva histórica, urbana e arqueológica.”

Esta iniciativa insere-se na exposição “YÁBURA, Uma cidade do Al-Andalus”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Évora, patente no Convento dos Remédios até 4 de Setembro. A mostra corresponde ao encerramento de um longo percurso de inventariação, tratamento e estudo de materiais arqueológicos provenientes de várias escavações realizadas no Centro Histórico de Évora, testemunhos da ocupação islâmica. Yábura é nome pelo qual se conheceu Évora entre os séculos VII a XII, tendo sido então descrita como cidade grande do al-Andalus.