15 abril 2016

Nas comemorações dos 30 Anos de Património Mundial: Alunos de Cáceres vieram conhecer o património eborense

​Um grupo de alunos e professores de Cáceres (Espanha) visitou hoje (dia 15 de Abril) Évora no âmbito das comemorações dos 30 anos da classificação como Património Mundial de ambas as cidades. Uma receção de boas vindas teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Estes alunos estudam português nos Institutos Hernández Pacheco e Brocense (Cáceres) e vão conviver durante toda a tarde com alunos que estudam espanhol nas escolas Gabriel Pereira e Conde Vilalva. Do programa previsto, salienta-se uma gincana pelo centro histórico e atividades desportivas nas escolas.

As boas vindas à comitiva espanhola foram dadas pela Vice-Presidente, Élia Mira e pelos Vereadores Eduardo Luciano e João Rodrigues numa cerimónia que reuniu também os alunos e professores portugueses. Além das intervenções, foram lidos dois poemas, um em espanhol e outro em português, pelos alunos das duas cidades.

A Vice-Presidente do Município enquadrou esta iniciativa no âmbito da Cidade Educadora. O Vereador Eduardo Luciano valorizou os laços de amizade que assim se reforçam entre as duas cidades, em contraponto com algumas  fronteiras.

Esta oportunidade foi acolhida com agrado pelos professores, nomeadamente no que respeita ao convívio entre ambos os povos, ao conhecimento do património e ao interesse na educação demonstrado por ambas as autarquias.

No dia 27 de Abril, será a vez de Évora ir a Cáceres onde participará na XII Maratona de Leitura de Língua Portuguesa de Cáceres. A visita inclui ainda uma receção na Câmara de Cáceres, uma visita guiada para os elementos da associação cultural e uma gincana para os alunos.

Foto1.jpg foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg