25 fevereiro 2019

Trabalhos de arqueologia da obra de requalificação e modernização da EB1 de São Mamede estão quase concluídos

Decorreu na EB1 de São Mamede, no dia 19 de Fevereiro, uma reunião com pais e encarregados de educação, que contou com a presença dos vereadores Eduardo Luciano (Cultura e Património) e Sara Dimas Fernandes (Educação). Esta reunião serviu para fazer um ponto de situação sobre as obras de requalificação e modernização da escola.

Como é do conhecimento geral, todas as obras realizadas no centro histórico de Évora, e que impliquem escavações, estão sujeitas a um rigoroso acompanhamento arqueológico. A localização desta escola, no local onde anteriormente se situava o Mosteiro de Santa Mónica (Séc. XV), torna este procedimento particularmente delicado, pelo que os trabalhos se prolongaram por mais tempo do que o inicialmente previsto. Todos os trabalhos de arqueologia têm decorrido sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), que reporta para a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), em Lisboa, relatórios periódicos sujeitos a parecer vinculativo.

É ainda importante sublinhar que esta obra representa um investimento global  superior a 300 000 € (comparticipado em 85 % por fundos comunitários) e que os trabalhos que serão realizados visam  uma melhoria substancial das infraestruturas e condições de segurança do edifício, através da construção de um recreio coberto, pavimentação do claustro, construção e melhoramento das instalações sanitárias, construção de sala de apoio para funcionários dotada de vestiário, sala de descanso e refeições, bem como a abertura de uma terceira saída de emergência para a Rua Duques de Cadaval, o melhoramento das condições de acessibilidade e mobilidade para alunos com necessidade educativas especiais e a segurança contra incêndios.

Prevê-se que os trabalhos arqueológicos prévios estejam concluídos no início do mês de Março e a obra no final de Novembro de 2019.

EB1_SMamede v2016 1.jpg EB1_SMamede v2016 2.jpg