27 novembro 2017

Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres em Évora

A​ RIIDE - Rede de Intervenção Integrada do Distrito de Évora, em conjunto com diversas entidades parceiras, entre elas o Movimento Democrático das Mulheres (MDM) e o Município de Évora, assinalaram o Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres com diversas atividades ao longo de vários dias.

De entre estas, destacou-se a apresentação do MDM ocorrida nos Paços do Concelho no dia 24 de novembro, da aplicação para telemóvel APP VIVE+AQUI, uma ferramenta digital gratuita de apoio a vítimas de violência doméstica desenvolvida no projeto MulherQvive+aQui.

Esta ferramenta destina-se a vítimas de violência doméstica, familiares e amigos, instituições e comunidade e geral. Disponibiliza informação sobre violência doméstica (clarifica o conceito, formas e ciclo da violência, direitos das vítimas) e esclarece sobre o que fazer e onde se dirigir.

Rosa Coelho  (Coordenadora do projeto MulherQvive+aQui) fez a apresentação da mencionada aplicação, tendo a sessão sido moderada por Vanessa Borges (Membro da equipa de projetos MDM). Incluiu ainda uma comunicação sobre a "Importância de novas ferramentas no combate à violência Doméstica", por Maria de Fátima Marques (Professora da Universidade de Évora/Escola de Enfermagem) e outra por Joana Sofio (Direção Nacional e Núcleo de Évora do MDM) acerca do "Desenvolvimento de novas ferramentas no combate a violências de Género". A Câmara Municipal de Évora esteve representada pelo Vereador Alexandre Varela.

O programa de iniciativas contou também neste dia com a inauguração, pelo MDM, da exposição  "De pleno direito e à luz da Igualdade" na Biblioteca Pública de Évora (patente até 7 de Dezembro) e com uma Micro-Perfomance Artística pela Associação Ser Mulher e alunos da Universidade de Évora na Praça de Sertório.

Nos Paços do Concelho, esteve patente um stand institucional para informação & sensibilização comunitária, preparado pela RIIDE.  Pode ainda conhecer mais sobre esta rede em http://www.violenciadomestica.uevora.pt/index.php?/RIIDE e sobre o MDM em http://www.mdm.org.pt/wp/

Dia1.jpg Dia2.jpg Dia3.jpg Dia4.jpg Dia5.jpg Dia6.jpg Dia8.jpg Dia9.jpg Dia10.jpg Dia11.jpg Dia12.jpg Dia13.jpg Dia14.jpg Dia15.jpg Dia15a.jpg Dia16.jpg Dia17.jpg Dia18.jpg Dia19.jpg Dia20.jpg