21 abril 2017

Trabalho da Rede Social do Concelho de Évora apresentado em encontro

​Unidades de Rede e outros aspectos diferenciadores da Rede Social do Concelho de Évora foi o tema da comunicação apresentada pela Presidente do Conselho Local de Ação Social de Évora, Élia Mira no encontro Redes – O que as Aproxima e o que as Diferencia? que decorreu hoje (20 de Abril) no Colégio Espírito Santo /Universidade de Évora.

Na sua intervenção, Élia Mira fez uma breve apresentação do CLASE, que conta actualmente com 116 instituições, e do conjunto de medidas estratégicas implementadas no que concerne ao seu funcionamento. Um trabalho que inclui, por exemplo, o programa Informar para Atuar destinado a capacitar as instituições do concelho, a divulgação do trabalho e conhecimento de boas práticas, reuniões descentralizadas e com ordem de trabalhos aberta, entre outras ações.

O Eixo do Planeamento e da Intervenção foram outros assuntos focados, dando exemplos concretos do trabalho realizado, bem como a nível das Unidades de Rede, estando actualmente em funcionamento a de Envelhecimento Populacional, a de Saúde Mental e a de Sem Abrigo e está prevista a criação da Unidade de Rede para as Minorias Étnicas. As prioridades e desafios do CLASE encerraram a comunicação.

Élia Mira, na qualidade de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora foi uma das oradoras da sessão de abertura deste encontro, em conjunto com Sandra Araújo (Directora Executiva da EAPN Portugal) e Sónia Ramos (Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Évora).

Durante a manhã teve também lugar uma comunicação sobre Organizações em Rede pelo Prof. Paulo Neto (Universidade de Évora) e intervenções sobre a EAPN/Rede Europeia Anti-Pobreza: A vertente europeia e a vertente nacional proferidas por Sérgio Aires (Presidente da EAPN Europa), Sandra Araújo (Directora Executiva da EAPN Portugal) e Cidália Barriga (Conselho Local de Cidadãos de Évora).

De tarde decorreu lugar o painel de debate Redes – O que as Aproxima e o que as Diferencia? com intervenções de Marcos Olímpio (Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia "Augusto Silva"), Paula de Deus (Associação de Amigos da Família e da Criança "Chão dos Meninos"), Sónia Ramos (Directora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora) e Pedro Antunes (Logframe). Moderou o debate Margarida Marques (Vice-Coordenadora do Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal).

O encontro visou reflectir sobre o trabalho em rede, sobre a sua operacionalização e simultaneamente sobre os factores semelhantes e diferenciadores das várias redes no terreno, bem como sobre a forma de otimizar e articular as sinergias envolvidas. Pretendeu também promover a apresentação do trabalho em várias redes constituídas a nível europeu, nacional e local. Este evento resultou de uma parceria entre o EAPN/Núcleo Distrital de Évora, a Câmara Municipal de Évora, o Conselho Local de Ação Social de Évora e a Universidade de Évora.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto2a.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg