12 maio 2016

Instituições eborenses unidas na prevenção do consumo de álcool

​Prevenir os impactos negativos do álcool e incutir comportamentos saudáveis na população é a preocupação que une diversas instituições no seminário que decorre durante o dia de hoje (12 de Maio) nos Paços do Concelho de Évora.

O seminário "Álcool: Da Diversão à Reflexão" contou na sua sessão de abertura com intervenções de Carlos Pinto de Sá (Presidente do Município de Évora), António Adérito Araújo (Presidente da Associação GARE), Dinis Cortes (Coordenador da Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da ARSA), João Araújo (Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude) e  Marques Robalo (Presidente do Concelho Diretivo da Administração Regional Saúde do Alentejo).

O consumo de álcool é, de dia para dia, mais frequente na sociedade portuguesa, em excesso e atinge cada vez mais cedo os jovens. Tem graves consequências na saúde pública e sociais que importa prevenir, sendo fundamental o trabalho em parceria. Estas foram algumas das ideias destacadas na abertura dos trabalhos.

"Diversão Vs Organização" e "Reflexão Vs Ação" são os painéis que tem lugar durante a manhã, moderados respetivamente por Filomena Araújo (Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da ARSAlentejo) e por João Almeida ( Médico de Medicina Geral e Familiar – CRI Alentejo Central).

O primeiro painel incide no debate acerca do fator socializante e de diversão do álcool e as formas, estratégias e locais associados a essas práticas. No segundo painel, efectua-se uma análise aos contextos e realidade destas práticas para compreender se as respostas políticas e sociais existentes são adequadas e como fazer mais para sensibilizar para as consequências dos comportamentos de risco.

Destaca-se ainda a comunicação " Consumo de álcool em contextos de diversão noturna" por Patrícia António (Psicóloga Unidade de Alcoologia de Lisboa/DICAD).

A tarde será preenchida com "Shot de Ideias", um debate alargado que tem por moderador Raul Melo ( Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências).

Este evento é organizado pela GARE e Centro de Respostas Integradas (CRI) do Alentejo Central/Administração Regional de Saúde do Alentejo. Tem o apoio da Câmara de Évora e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg