17 março 2017

Em reunião pública de 15 de Março: Câmara de Évora aprovou compra de viatura de recolha de contentores

​A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o relatório final, assunção de compromisso e deliberação de adjudicação do concurso público para aquisição de viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos de 16m3 ao concorrente Hydraplan S.A. e aprovação da minuta de contrato. O valor global é de 130 mil euros, acrescido do IVA.

Foi aprovada por unanimidade a ratificação do termo de aceitação da candidatura "Requalificação e modernização da Escola de S. Mamede", que se insere no âmbito do Pacto de Desenvolvimento e Cooperação Territorial do Alentejo Central, apresentada pelo Município de Évora ao Programa Operacional Regional do Alentejo (Alentejo 2020).

O início do procedimento para elaboração do Regulamento para o Programa de Melhoramento das Condições de Habitabilidade mereceu aprovação unânime. Será agora publicado aviso na página electrónica camarária e os interessados em dar os seus contributos para o documento deverão apresentá-los através de requerimento escrito no Balcão Único da Câmara Municipal ou por correio electrónico.

Este projecto de Regulamento que institui o referido Programa tem como objectivo principal apoiar os munícipes que auferem menores rendimentos e incentivar a realização de obras que conduzam à reabilitação das suas habitações próprias e permanentes de forma a dotá-las de condições de segurança, salubridade e acessibilidade essenciais para garantirem o direito à habitação em condições adequadas.

Contribui ainda de forma directa para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e dos seus familiares, incluindo os que sejam portadores de deficiências e ainda na promoção da reabilitação urbana do concelho e valorização do seu património arquitectónico e paisagístico.

Aprovação unânime mereceu também a realização de hasta pública para venda dos lotes municipais destinados à instalação de actividades económicas sitos na Rua do Mármore nº 10 (Parque Industrial e Tecnológico de Évora ) e nº 22 da Rua da Courela (Zona Industrial da Graça de Divor). O primeiro lote é destinado a instalação de unidade industrial e o segundo indústria/oficina/armazém.

A mencionada hasta pública terá lugar no dia 13 de Abril de 2017, pelas 10 horas, na Sala dos Leões (Paços do Concelho de Évora).

Foi aprovada por unanimidade a atribuição de lote do Parque de Indústria Aeronáutica de Évora (PIAE) à empresa Compendionauta S. A. e reconhecimento do projecto a desenvolver como de Potencial Interesse Municipal, beneficiando dessa forma de apoios e incentivos previstos a nível municipal (REMALIAE).

A empresa, constituída com capitais portugueses e brasileiros, tem sede social  concelho de Évora (Évoratech) e irá instalar no PIAE uma unidade fabril de maquinação de componentes para a indústria aeronáutica, pretendendo desenvolver nesta unidade uma nova componente/atividade relacionada com a maquinação de componentes em titânio para a aeronáutica com tratamento superficial simples.

O projecto realizar-se-á em duas fases, ascendendo o investimento a 10 milhões de euros e tem previsto criar meia centena de postos de trabalho até 2020.

RPC 15 03 2017.jpg