12 outubro 2018

Em reunião pública de 10 de Outubro:Câmara de Évora atenta à evolução da linha ferroviária Sines-Évora-Caia

​​O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, informou a Câmara, no período antes da Ordem do Dia, sobre a recente conversa mantida com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, acerca da construção da linha ferroviária que ligará Sines-Évora-Caia a Espanha e ao resto da Europa.

Guilherme d'Oliveira Martins explicou que o processo está a ser estudado e trabalhado pela empresa Infraestruturas de Portugal no que concerne às questões ligadas ao contrato de execução, fase que se prevê ir até Agosto de 2019. Reiterou que a Agência Portuguesa do Ambiente apontou a solução 2 no Estudo de Impacto ambiental, devendo esta vir a ser aprovada.

Esta opção do governo encontrou a resistência do autarca eborense, o qual tem vindo a chamar a atenção para a necessidade de ter em conta também a solução 3, menos danosa para a cidade e para as populações. O Secretário de Estado terá admitido reavaliar a situação.

O Vereador António Costa da Silva (PSD) comentou a situação, manifestando preocupação quanto às perspectivas apontadas pelo Secretário de Estado que, a seu ver, vão contra as posições tomadas pelos principais órgãos locais e associações.

Foram também abordados pelos diversos Vereadores e Presidente assuntos ligados às áreas da educação, cultura, obras, saneamento, desporto e administração geral.

O executivo municipal deliberou ainda acerca de um conjunto do propostas camarárias, entre as quais se destacam os direitos de preferência sobre imóveis no Centro Histórico, as cedências de transporte e outros apoios aos agentes  culturais, sociais e desportivos e aprovação de projectos no domínio urbanístico.

RPC10102018.jpg