15 março 2018

Em reunião pública de 14 de Março: Câmara de Évora aprovou edital e planta da Feira de S. João 2018

​​A Câmara Municipal de Évora aprovou por maioria (com as abstenções do PS e PSD)​ o edital e a planta de ordenamento da Feira de S. João 2018. A edição deste ano decorre de 22 de Junho a 1 de Julho sob o tema "Évora pela Paz. 100 Anos do Armistício". Neste ponto, o Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, explicou qual é a organização prevista e respondeu a diversas questões colocadas pelos Vereadores do PS e PSD sobre esta temática.

Foi ainda abordado o futuro da feira, tendo o Presidente salientado a necessidade de um debate estruturado sobre esta. Indicou que a discussão começou na Comissão Municipal de Economia e Turismo no anterior mandato, tendo sido suspensa apenas no ano das eleições e retomada agora na próxima reunião deste órgão, afim de chegar a um documento base que seja depois colocado à consulta da população, incluindo dos partidos, para que o consenso final sobre o que se pretende em relação à feira seja o mais alargado possível.

O Edital da Hasta Pública para Venda de Pastagens em espaços municipais situados na área sobrante junto ao PITE, parcela de terreno na Herdade do Alcaide e no Aeródromo, mereceu aprovação unânime.

Foi aprovada por unanimidade a aceitação da doação de peças de tipografia à Câmara Municipal de Évora pelo antigo mestre tipográfico Feliciano Caeiro, antigo sócio-gerente da desaparecida tipografia Bráulio Fonseca & Caeiro Lda., tendo toda a Câmara expressado a sua gratidão ao doador.

A abertura de procedimento referente ao Projecto de Regulamento Municipal de Circuitos Turísticos em Évora foi aprovada por unanimidade. Mantêm-se válidos os propósitos já enunciados em regulamento, mas torna-se imperativo aprovar um novo quadro regulamentar que estabeleça os referidos circuitos, integre a multiplicidade de serviços de transporte e assegure uma gestão ordenada do espaço público, a segurança rodoviária e a preservação da qualidade do meio ambiente urbano.

No Período Antes da Ordem do Dia, o Presidente lamentou ainda o falecimento do físico britânico Stephen Hawking, "um grande homem da ciência", e deu conhecimento da realização da 36ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, que decorre de 14 a 18 de Março, tendo-se iniciado esta quarta-feira em Vendas Novas e terminando no domingo em Évora.

O Presidente e Vereadores com Pelouros responderam ainda a um conjunto de questões colocadas pelos Vereadores do PSD e PS, nomeadamente acerca das escolas, integração dos trabalhadores precários na autarquia, reparação de estradas e outras vias públicas, prevenção de incêndios e limpeza da floresta, linha ferroviária de mercadorias e utilização do espaço adjacente às Portas de Avis, entre outras.

RPC 14 03 2018.jpg