23 novembro 2017

Em reunião pública de 22 de Novembro: Câmara de Évora informou sobre medidas de gestão adicionais da água

​A gestão da água, medidas tomadas no anterior mandato e medidas planeadas para os próximos anos foi a temática principal do Período antes da Ordem do Dia na mais recente reunião pública do Executivo municipal eborense.

Tendo por base o Encontro Nacional das Entidades Gestoras de Água e Saneamento realizado em Évora, o Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, salientou a relevância dos trabalhos, dado o período de seca extrema que Portugal atravessa. Informou que a autarquia, ainda no anterior mandato, tomou um conjunto de medidas de prevenção, estando em preparação uma segunda fase de combate aos problemas da seca no concelho, dando alguns exemplos concretos.

Os Vereadores também comentaram a situação e colocaram uma série de questões e preocupações sobre o abastecimento público de água que foram esclarecidas pelo Presidente e Vereadores com Pelouros, nomeadamente no que concerne a respostas tomadas quanto à poupança de água e sua qualidade.

O Presidente respondeu ainda a variadas questões, nomeadamente estradas, lixos do Aterro, parque escolar, reflorestação do Alto de S. Bento e Hospital Central do Alentejo. Deu ainda conhecimento da realização, no próximo fim de semana, de mais aniversário da classificação de Évora como Cidade Património da Humanidade (Sábado), da realização da Meia Maratona de Évora (Domingo) e comentou a importância da abertura do novo centro comercial Évora Plaza esta semana.

Do vasto conjunto de propostas aprovadas no Período da Ordem do Dia, destaca-se a aprovação unânime da alienação de dois lotes de terreno municipais, sitos em S. Brás do Regedouro (Rua da Liberdade, 5 e Rua da Proposta, 12) através de Hasta Pública e a alienação de três imóveis municipais devolutos (Escolas Primárias do Moinho do Mau Cabelo, S. Marcos da Abóboda e São Jordão) em Torre de Coelheiros. A data das hastas públicas será posteriormente afixada em edital a publicitar no átrio dos Paços do Concelho e no edifício sede da Junta de Freguesia local, assim como em dois jornais locais.

Mereceu ainda aprovação por unanimidade o início do procedimento para alteração do Regulamento de Publicidade e Ocupação do Espaço Público. O aviso será publicado posteriormente na página electrónica da Câmara Municipal para os interessados se inscreverem e apresentarem contributos para a elaboração do referido projecto.

RPC 22 11 2017.jpg