Universidade de Évora - Colégio Espírito Santo

​​"A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Após a fundação da Universidade de Coimbra, em 1537, fez-se sentir a necessidade de uma outra universidade que servisse o sul do país."

"O edifício do Colégio dos Espírito Santo assenta numa planta quadrangular que envolve um grandioso claustro, também conhecido por Pátio dos Gerais, onde no centro deste se pode ver um chafariz.

O claustro da Universidade de Évora apresenta-se com galerias de colunatas, erguendo-se ao centro a bela fachada da antiga capela do Colégio do Espírito Santo, marcada pelo enorme pórtico de mármore do século XVIII. No cimo, a pomba, símbolo do Espírito Santo e também da universidade.

A Sala dos Atos do Colégio do Espírito Santo, de estilo barroco setecentista, é um dos espaços mais imponentes de todo o edifício. Está decorada com azulejos e estuques do século XVII, dos quais se destacam os tons verdes, azuis e rosas. No topo da Sala dos Atos podem ver-se os retractos a óleo de D. Sebastião e do Cardeal-Rei D. Henrique.

Na fachada oeste do colégio pode ver-se um bonito portal renascentista, originário de uma capela da Igreja do Convento de São Domingos. Consiste numa moldura rectangular, em cujo interior se pode ver um vão em arco de volta perfeita."


Para mais informações sobre a História da Universidade de Évora:
Colégio do Espírito Santo, Largo dos Colegiais nº 2, Apartado 94, 7000-849 Évora, Portugal

Informações Adicionais

Morada: Universidade de Évora - Colégio do Espírito Santo, Largo dos Colegiais nº 2, Apartado 94, 7000-849 Évora, Portugal

Telefone: +351 266 740 800

Fax: +351 266 740 806

Horário de Funcionamento:
  • De Segunda-feira a Sábado, das 09h00 às 20h00.
  • Encerra ao Domingo e Feriados.

Preços:
  • ​3€
  • Crianças até 12 anos - Gratuito​