"CORRESPONDÊNCIAS" de Rita Azevedo Gomes

Cinema

Horário:
18h e 21h30
Inicio do Evento:
25 abril
Fim do Evento:
25 abril
Localização:
Auditório Soror Mariana

​​

O filme foi inspirado pelas cartas trocadas entre dois poetas maiores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, durante os anos de exílio deste último (1957-78).
Por razões políticas e circunstâncias da vida, Jorge de Sena viu-se forçado a partir para o Exílio. Foi primeiro para o Brasil e, mais tarde, para os E.U.A., onde seguiu carreira académica. Sena nunca conseguiu voltar para o seu país.
A correspondência entre os dois poetas testemunha uma continuada busca da liberdade, numa época de grande pressão, vivida sob o fascismo. Ao mesmo tempo, as cartas revelam uma profunda afinidade entre dois seres. Estamos perante esse sentimento raro, a Amizade, que sobrevive ao tempo e à ausência e que ambos querem levar intacta até à morte.
Através da poesia e desta escrita epistolar, o filme constitui um diálogo extenso no tempo e no "desejo de suprir anos de distância em horas de conversa". Simultaneamente, o filme procura correspondências com as nossas próprias vidas, ficcionando sobre as ligações e correntes que nos mantêm juntos.

Portugal, 2016

Duração : 150´
Classificação:  M/12

Trailer: https://vimeo.com/175700721

Informações Adicionais

Org: Núcleo de Cinema da SOIR – Joaquim António d’Aguiar
Contacto: cinemasoir@gmail.com | Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar | Fundada em 8 de Dezembro de 1900 – Pessoa Coletiva de Utilidade Pública| Páteo do Salema, 7-A, 7000 – 818 Évora
Apoios: ICA/MC - Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Évora, Direção Regional de Cultural do Alentejo e Associação Académica da Universidade de Évora.

Rua Diogo Cão, 8