Cabinet of Wonder Évora: instantes gráficos e geométricos da cidade

Exhibition of Geometric Drawings and Models.

Horário:
De terça-feira a domingo, das 9h30, às 17h30, no horário de inverno, e das 10h00 às 18h00, no horário de verão. O Museu encerra à segunda-feira.
Inicio do Evento:
05 junho
Fim do Evento:
28 junho
Localização:
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Exposição de desenhos e de maquetas geométricas dos alunos do 1ºano do Mestrado Integrado de Arquitetura, da Escola das Artes, da Universidade de Évora. No âmbito das unidades curriculares de Introdução ao Desenho II e de Geometria Descritiva II, os alunos têm estado a desenhar, a observar, a “maquetear” o espaço urbano e edifícios emblemáticos da Cidade de Évora. As expressões gabinete de curiosidades (Cabinet of Wonder) e quarto das maravilhas designam os lugares onde, durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos século​s XVI e XVII, se colecionava uma multiplicidade de objetos raros e estranhos, mas também coleções de pintura e desenho. Nesta exposição os objetos expostos são desenhos e maquetas da exploração do espaço urbano de Évora, retratos de uma caminhada visual que possa levar ao desconhecido, à descoberta, a algo novo. Os gabinetes de curiosidades podem ser considerados como os precursores dos atuais museus de arte, logo a pertinência deste título na ligação dos trabalhos expostos com o próprio espaço do Museu de Évora, lugar emblemático da exibição da história da cidade. O título Cabinet of Wonder Évora remete para uma exploração visual, gráfica e tridimensional da malha urbana e dos seus edifícios, da cidade de Évora, sempre com um olhar de descoberta. O desenho surge como meio de desenvolvimento da capacidade de observação do espaço arquitetónico de Évora, como desenho narrativo de espaços e ambientes e do processo de análise e recolha de elementos inerentes. As maquetes concretizam momentos edificados que contam histórias e memórias de várias gerações. A representação do espaço urbano, seja gráfica ou tridimensional, sempre através de um olhar criativo, artístico e individual. Curadores: Professora Auxiliar Maria do Céu Tereno, Universidade de Évora. Professor Auxiliar Vítor dos Santos Gomes, Universidade de Évora. 

In this exhibition, the objects exhibited are drawings and study models of the urban space of Évora, portraits of a visual walk that can lead to the unknown, the discovery, something new.


Informações Adicionais

Curadores: Professora Auxiliar Maria do Céu Tereno, Universidade de Évora. Professor Auxiliar Vítor dos Santos Gomes, Universidade de Évora.
Contactos: (+351) 266 730 480 | mevora.secretariado@cultura-alentejo.pt
Apoios: Direção Regional de Cultura do Alentejo - Museu de Évora, Universidade de Évora, CHAIA

Largo do Conde de Vila Flor