Cinema na Rua 2019 | "3 Rostos" de Jafar Panahi

Cinema

Horário:
22h
Inicio do Evento:
14 agosto
Fim do Evento:
14 agosto
Localização:
Praça do Sertório

​​

O Cinema na Rua de Évora recria o cinema itinerante e acontece em Évora desde os anos 90 do século XX no prosseguimento da prática de Arte Púbica. As primeiras edições aconteceram no Páteo do Salema, no edifício da Câmara Municipal de Évora, tendo depois passado para a Praça do Sertório onde vem sendo já uma atividade icónica da cidade em evidente crescimento com expansão para o Cinema nas Freguesias e na Escola e o Cinema Natureza. É um evento que junta a população local e os turistas que visitam a cidade durante os meses de Verão, saindo assim reforçada a oferta cultural da cidade, de acesso livre e em partilha com a comunidade. 
De entrada gratuita, em espaço público, em interação com o património construído. A programação escolhida incide no cinema de ficção, documentário, animação, Cinema em Português, pelos valores da paz, da liberdade e igualdade. 


3 Rostos, de Jafar Panahi | A célebre actriz Behnaz Jafari recebe um vídeo com um pedido de ajuda de uma jovem cuja família quer impedir de seguir os seus estudos no Conservatório de Teatro de Teerão. Behnaz abandona as filmagens do filme que está a fazer e vai ter com o realizador Jafar Panahi, para que a ajude a resolver o mistério desta jovem. Juntos iniciam uma viagem de carro em direção à aldeia da jovem, nas montanha​s remotas. Pelo caminho, vão tendo divertidos encontros com os habitantes das aldeias, mas depressa descobrem que a proteção das tradições ancestrais é tão generosa quanto a hospitalidade local.

Com: Behnaz Jafari, Jafar Panahi, Marziyeh Rezaei

Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o prémio de melhor argumento –, um drama em estilo "road movie" que conta com assinatura do aclamado realizador iraniano Jafar Panahi ("Fora-de-Jogo", "Isto Não É Um Filme", "Táxi").

PAÍS: Irão | ANO: 2018 | DURAÇÃO: 100 min. | CLASSIFICAÇÃO: M/14
Trailer: https://vimeo.com/334005657

The Cinema on the Street in Évora, recreates the traveling cinema and takes place in Évora since the 90s of the twentieth century​.​

Informações Adicionais

Organização: Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar
Apoios: Câmara Municipal de Évora, ICA/MC - Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica.
Contacto: cinemasoir@gmail.com | Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar ​
Praça do Sertório