Formação em Teatro do Oprimido

Arte e Ciência no debate sobre agricultura e alterações climáticas | Art and Science, in the debate on agriculture and climate change

Horário:
16h00
Inicio do Evento:
03 março
Fim do Evento:
26 março
Localização:
Universidade de Évora
​Formação Teatro do Oprimido | Março 2020 | IFSA2020

Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, a mais praticada em todo o mundo é o Teatro Fórum, um espetáculo baseado em factos reais no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito, de forma clara e objetiva, na defesa dos seus desejos e interesses. 
A formação em Teatro do Oprimido, a cargo da atriz Cláudia Lazáro, com início a 3 de março, será uma oportunidade única para aprender uma técnica de grande utilidade para projetos de intervenção comunitária. Qualquer pessoa pode participar e não há necessidade de conhecimento prévio em Teatro. No último dia de formação, os formandos encenarão, com orientação do moderador, duas ou mais cenas baseadas na sua experiência pessoal e relacionadas com o tema em questão. No Teatro-Fórum um problema real é encenado. No dia da apresentação, os espectadores são convidados a entrar em cena para substituir o personagem oprimido (personagem que luta para transformar a sua realidade) e, através da improvisação, apresentar alternativas que mudem o rumo dos acontecimentos. 

Esta atuação final do curso decorre no primeiro dia do IFSA 2020 - a Conferência Europeia sobre Sistemas Agrícolas | http://www.ifsa2020.uevora.pt/ |  que decorre de 20 a 26 de março na Universidade de Évora. Esta ligação ao congresso possibilita o acesso gratuito dos formandos aos 5 dias de congresso onde poderão assistir a cerca de 300 apresentações sobre sistemas agrícolas em todo o mundo, atuais​ desafios que enfrentam e possíveis respostas. 

The most widely practiced of techniques used in the Theatre of the Oppressed is the Forum Theatre, a performance inspired by reality in which both oppressed and oppressive characters confront each other, directly, expressing their desires and interests. 
The training in Theatre of the Oppressed, starting on March 3rd, is a unique opportunity to learn a highly useful technique for community intervention projects. Anyone can participate and there is no need for prior Theatre training. 

TeatroOprimidoUE.jpg​​​​

Informações Adicionais

Contacto e inscrições: 968829544mhguimaraes@uevora.pt
Organização: MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora
Preço: 20€

Évora