Laboratório de Criação Cénica a partir de Paula Rego

2nd Edition Scenic Creation Laboratory in Évora

Horário:
segundas e quintas-feiras, das 20h30 às 23h30
Inicio do Evento:
29 janeiro
Fim do Evento:
05 abril
Localização:
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

​​​

2ª Edição Laboratório de Criação Cénica em Évora
Dirigido por Ana Luena

QUARTO ESCURO
a partir da obra de Paula Rego

A proposta para a segunda edição de Laboratórios de Criação Cénica na cidade de Évora parte do universo da artista Paula Rego e culmina na apresentação de um exercício final / espectáculo, no Teatro Garcia de Resende nos dias 4 e 5 de Abril de 2018. 
A dramaturgia que suporta o trabalho de improvisação, interpretação e encenação das cenas neste laboratório de formação cénica consubstancia-se nas temáticas abordadas pela pintora (o sacrifício, o aborto, a morte, o sexo, etc), nas suas fontes literárias, da Metamorfose de Kafka aos contos tradicionais portugueses, nas compilações de Adolfo Coelho ou de Teófilo Braga, nas gravuras de Gustave Doré, que Paula Rego admirava sentada no cadeirão junto do seu pai, nos bichos, na mulher cão e em todo o referencial pictórico da obra de Paula Rego, no material documental, como “Paula Rego por Paula Rego” de Anabela Mora Ribeiro ou “Paulo Rego Behind the Scenes”, de John McEwen, nas questões ligadas ao trabalho artístico e na interpretação da autora acerca dos seus quadros.
A criação de uma dramaturgia e de uma encenação que fratura e cose histórias que surgem das profundezas da intimidade, do escondido, do não dito, do que está encerrado em cada um de nós e que é revelado num discurso sincero e doce, e por isso brutal. Pretende-se ainda, neste laboratório, instrumentalizar o corpo e a expressão dos intérpretes num trabalho de improvisação, de risco estimulante, explorando a perversidade do erro, numa luta interna entre a criança e o adulto, a emoção e o racional.

“Há em Paula Rego uma brutalidade sem filtro. Uma sensibilidade e uma inteligência finas. Um gosto pelos vestidos, o sangue e a fantasia. Como no verso de Amália: “ Se o meu sangue não me engana, como engana a fantasia.” É à vez o anjo da guarda e o anjo vingador, armada de esponja e de espada. É à vez o anjo da guarda e o anjo vingador, armada de esponja e de espada. É à vez uma adulta medrosa, uma criança curiosa.”
Anabela Mota Ribeiro in Paula Rego por Paula Rego

Laboratório de interpretação / projeto encenado
Duração: 10 semanas
Datas: 29 de Janeiro a 5 de Abril de 2018
Sessões: 22 sessões de 3 horas cada
Dias e horário: segundas e quintas-feiras, das 20h30 às 23h30
Local: Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

Apresentações públicas: 2 récitas
Local de apresentação: Teatro Garcia de Resende 
Datas: 4 e 5 de Abril de 2018, às 21h30
Sessões no palco de 31 de Março a 3 de Abril, das 20h30 às 23h30

vagas: lotação limitada a 14 participantes
sujeitas a inscrição e confirmação 
destinatários: maiores de 16 anos

valor de inscrição: 110 euros
valor com desconto: 80 euros
pago em 4 prestações (Jan, Fev, Mar, Abr)
Pagamento: Após confirmação de inscrição poderá ser efetuado​​ para a seguinte entidade e referência e entregue o comprovativo na bilheteira do Teatro Garcia de Resende ou enviado para o lab.criacaocenica@gmail.com
Entidade: 21312
Ref 125 837 251

Descontos para Estudantes da Universidade de Évora, sócios da Sociedade Harmonia Eborense, residentes na União de Freguesias de Évora, São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão e participantes na 1ª Edição do Laboratório de Criação Cénica.

nota: a inscrição só é válida após pagamento da primeira prestação

Informações Adicionais

INSCRIÇÕES ABERTAS
bilheteira do Teatro Garcia de Resende ou pelo email lab.criacaocenica@gmail.com​
Praça Joaquim António de Aguiar