O Aqueduto Da Água De Prata e o Património Hidráulico De Évora

The Aqueduct of "Água da Prata" and the Hydraulic Heritage of Évora.

Horário:
segunda a sexta (9:30 às 12:30 e 14:30 às 17:30 | sábados (14:30 às 18:00)
Inicio do Evento:
17 abril
Fim do Evento:
01 janeiro
Localização:
Convento dos Remédios
​​​​A água é um elemento vital para a vida, condicionando fortemente a ocupação do território e a construção da paisagem. O cuidado colocado na construção dos sistemas de captação refletem a valorização da água, testemunhando esses sistemas a evolução tecnológica, estética e simbólica, das diversas civilizações.
O Aqueduto da Água da Prata e os diversos elementos do património hidráulico, nas zonas intramuros e extramuros, constituem valores patrimoniais demonstrativos da relação da cidade antiga com seu termo e da sua dependência dos recursos naturais existentes.
A exposição a inaugurar brevemente insere-se no Programa de Conservação e Consolidação do Aqueduto da Água da Prata, programa inicialmente submetido e selecionado ao World Monument Watch 2016-17 do World Monument Fund.
O Programa de Conservação e Consolidação do Aqueduto da Água da Prata, em implementação, inclui diversas ações - levantamento arquitetónico e topográfico dos troços intramuros e extramuros (em fase de conclusão), a realização de diagnóstico e avaliação do estado de conservação - que permitirão a elaboração de projeto de conservação e posterior execução dos trabalhos de recuperação. O programa abrange também a execução da iluminação cénica intramuros (em fase de lançamento da empreitada).
Paralelamente, foi ultimada uma candidatura para a recuperação da funcionalidade do Aqueduto ao Programa LIFE, o que permitirá o aproveitamento da água das Nascentes da Prata para consumo (incluindo rega de espaços verdes), numa lógica de gestão sustentável dos recursos naturais.
As ações descritas inscrevem-se num esforço continuado de estudo e valorização do património cultural do concelho. Este esforço relativamente ao património hidráulico tem originado diversas ações de divulgação, musealização e conservação. Devem ser referidos, neste âmbito, os trabalhos de conservação de fontes e chafarizes, já executados e em programação (fase de lançamento de empreitada de conservação de três chafarizes – Rossio de S. Brás, Alconchel e largo dos Mercadores).
The exhibition to be inaugurated briefly is part of the Conservation and Consolidation Program of the Aqueduct of Água da Prata, a program initially submitted and selected to the World Monument Watch 2016-17 of the World Monument Fund.


Informações Adicionais

Organização: Câmara Municipal de Évora | Governo de Portugal | Turismo do Alentejo
Contactos: 266777100 - Divisão de Cultura e Património
Apoio: Samsung
Entrada Livre​
Av S Sebastião