O CINEMA DE MANOEL DE OLIVEIRA E EU de JOÃO BOTELHO

Cinema

Horário:
22h
Inicio do Evento:
20 setembro
Fim do Evento:
20 setembro
Localização:
Pátio do INATEL

​Uma fotografia velha, de 36 anos. A mão dele no meu ombro. Bênção, dádiva. Depois, uma longa história de mais de quatro décadas de amizade, admiração e aprendizagem. Uma viagem ao cinema de Oliveira, ao seu método, ao seu modo de filmar, às suas prodigiosas invenções cinematográficas. Mais de um século de vida, mais de um século de cinema, todo o cinema. A sorte e o saber dele, a minha sorte. E como, para ele, e agora para mim, documentário e ficção vão de par, de cinema se trata, atrevi-me a filmar uma história magnífica que o Manoel amava mas que nunca filmou, que deixou para trás, como se a mão dele e os seus olhos lá perto de Deus, ou no meio dos Deuses, me conduzissem e, que ainda hoje, ele possa através de mim continuar a filmar.
João Botelho

A journey to the cinema of Manoel de Oliveira, to his method, to his way of filming, to his prodigious cinematic inventions.​

DURAÇÃO: 80'
GÉNERO:  Documentário
CLASSIFICAÇÃO: M/12
REGISTO IGAC: 485/2016

Trailer: https://vimeo.com/162519797


Informações Adicionais

Organização: Fundação INATEL
Contacto: cinemasoir@gmail.com | Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar | Fundada em 8 de Dezembro de 1900 – Pessoa Coletiva de Utilidade Pública| Páteo do Salema, 7-A, 7000 – 818 Évora.
Apoios: Câmara Municipal de Évora, ICA/MC - Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica.
Rua de Serpa Pinto, 6