O SOLDADO MILHÕES de GONÇALO GALVÃO TELES / JORGE PAIXÃO DA COSTA

Cinema

Horário:
22h
Inicio do Evento:
13 setembro
Fim do Evento:
13 setembro
Localização:
Pátio do INATEL

Como tantos outros portugueses, Aníbal Augusto Milhais foi enviado como soldado para Flandres (Bélgica) durante a Primeira Grande Guerra. Na madrugada de 9 de Abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector defendido pela segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP). Em poucas horas, naquela que ficaria conhecida como Batalha de La Lys, perderam-se mais de 7.500 homens. Contrariando ordens superiores e armado apenas com uma metralhadora Lewis, Milhais enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs, garantindo a retirada de vários companheiros. Pela coragem demonstrada no campo de batalha, foi premiado com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A 5 de Julho de 1924, o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, a sua aldeia natal, no distrito de Vila Real, para Valongo de Milhais, em sua honra. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que "se chamava Milhais, mas valia milhões", através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.

We followed the path of the soldier who "was named Milhais, but was worth millions", through various reports and intense documentary research.

DURAÇÃO: 85'
GÉNERO:  Guerra
CLASSIFICAÇÃO: M/12
REGISTO IGAC: 404/2018

Trailer: https://vimeo.com/259752316​​

Informações Adicionais

Organização: Fundação INATEL
Contacto: cinemasoir@gmail.com | Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar | Fundada em 8 de Dezembro de 1900 – Pessoa Coletiva de Utilidade Pública| Páteo do Salema, 7-A, 7000 – 818 Évora.
Apoios: Câmara Municipal de Évora, ICA/MC - Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica.

Rua de Serpa Pinto, 6