OS CANTADORES DE PARIS de Tiago Pereira

Documentary

Horário:
22h
Inicio do Evento:
04 outubro
Fim do Evento:
04 outubro
Localização:
Pátio do INATEL

Em Paris criou-se um grupo de Cante Alentejano formado por pessoas de várias proveniências. 
O cante Alentejano tem uma coisa incrível que é o seu lado de confessionário, os homens másculos, bem constituídos cantam sobre as flores e os passarinhos e as mulheres quando não imitam os motes dos homens cantam segredos femininos e lamentam-se por estar casadas, as pessoas usam o cante como escape do que de outra forma não seria bem visto em sociedade. Isto é uma análise possível, a minha neste caso. O documentário quer-se nesse tom de confissão, não é uma reportagem, o que importa é mostrar não é narrar, não é um filme de entrevistas, os interpretes usam a câmera como espelho, como algo que está lá no camarim ou na rua e falam com ela, podem-se vestir ou pintar em frente a ela mas também usá-la como confessionário, confessam-se, falam dos seus medos, da dificuldade do cantar em português, do que o cante os faz pensar e sentir.

In Paris, a group of Cante Alentejano was created, from different backgrounds.
This documentary is not a report, what matters is to show not to tell, it is not a film of interviews, the interpreters use the camera as a mirror.

DURAÇÃO: 95'
GÉNERO:  Documentário
CLASSIFICAÇÃO: M/12
REGISTO IGAC:

Trailer: https://vimeo.com/211001924

Informações Adicionais

Organização: Fundação INATEL
Contacto: cinemasoir@gmail.com | Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar | Fundada em 8 de Dezembro de 1900 – Pessoa Coletiva de Utilidade Pública| Páteo do Salema, 7-A, 7000 – 818 Évora.
Apoios: Câmara Municipal de Évora, ICA/MC - Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica.
Pátio do INATEL 6