PHENOMENA – Exposição de fotografia sobre alterações climáticas

PHENOMENA - Climate Change Photography Exhibition

Horário:
10h00-13h00
Inicio do Evento:
12 dezembro
Fim do Evento:
14 fevereiro
Localização:
Igreja do Salvador do Mundo, Rua Olivença, Évora
​​​​​A exposição reúne 30 fotografias que invocam causas, efeitos e reações ao fenómeno das mudanças climáticas.  As imagens em exibição representam o olhar de fotógrafos amadores e profissionais que responderam ao apelo do Concurso de fotografia “Phenomena... sobre alterações climáticas”, cujo objetivo foi desafiar todos os cidadãos a lançar olhares sobre as mudanças ambientais em Portugal através da fotografia, e simultaneamente homenagear um dos primeiros e mais reputados climatólogos Portugueses, o Professor João Corte Real. 

A complexidade do clima e das mudanças ambientais coloca-nos numa encruzilhada entre o que está presente frente aos nossos olhos, o que percecionamos em função das nossas vivências e os processos ecológicos que decorrem numa escala espácio-temporal difícil de captar. O que sabemos efetivamente sobre os fenómenos das mudanças ambientais? Como as reconhecemos? Que impacto têm nas nossas vidas e na de todos os que habitam o planeta Terra?

A exposição PHENOMENA coloca-nos em confronto com todas estas interrogações e com a necessidade de encontrarmos caminho para o seu entendimento, o qual é fundamental para a ação na resposta à emergência climática e ambiental.
Esta exposição estará patente ao público em Évora de 12 de dezembro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020, na Igreja do Salvador do Mundo, seguindo em itinerância para os municípios do Alentejo e posteriormente para outras localidades do país.

O concurso e a exposição foram organizados pelo ecoVerney da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da CIMAC, GESAMB, IPF, CCDRA e DELTA-Cafés.

The exhibition brings together 30 photographs that invoke causes, effects and reactions to the phenomenon of climate change. The images on display represent the vision of amateur and professional photographers about climate change, with the aim of challenging all citizens to cast their eyes on environmental change in Portugal through photography, while honoring one of the first and most reputable​  Portuguese, climatologists Professor João Corte Real.


​​CARTAZ A3 FINALPhenomena2019.JPG​​

Informações Adicionais

Igreja do Salvador do Mundo, Rua Olivença, Évora