Personas

Exposição | Exhibition

Horário:
Inauguração dia 9 de Maio, às 18h; 10 a 26 de Maio, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00
Inicio do Evento:
09 maio
Fim do Evento:
26 maio
Localização:
Palácio Cadaval, Rua Augusto Filipe Simões, 7000-845 Évora
O material para a Exposição fotográfica de retratos encenados produziu-se ao longo de vários meses, através da experiência partilhada mulheres vítimas de violência, jovens raparigas residentes em Centros de Acolhimento, participantes da comunidade do Laboratório de Criação Cénica e as actrizes profissionais do espectáculo Bonecas. 
Usando uma metodologia que cruza exercícios de improvisação, construção de personagens e jogos de role play com a fotografia de retrato trabalhou-se as possibilidades de reconstrução identitária e inversão de papéis que o teatro e a fotografia oferecem. 
Na exposição Personas apresentada no Palácio Cadaval, o retrato surge como uma criação de um outro onde também posso ser eu, utilizando o efeito de distanciação para falar de mim e do outro. 
Este processo resulta na criação de imagens fotográficas encenadas sobre identidade e dualidade, onde se mistura deliberadamente realidade com ficção, décor e ausência, cara e máscara, onde se constrói e se capta os diferentes momentos da relação ambígua entre intérprete e personagem, entre mim e o outro. Neste processo esconde-se o rosto deliberadamente e revela-se através do olhar do fotógrafo a inquietação, o que deveria permanecer oculto, o interior de cada retratado. 
Um duplo espelho. É a morte em cada disparo, o som que une naquele momento o fotógrafo e o retratado.

The material for the Photography E​xhibition of staged portraits was designed over several months through the shared experience of women victims of violence, young girls residing in shelters, participants in the Community of the Creation Laboratory and professional actresses from the show Bonecas .

Informações Adicionais

Entrada livre | Free Admission

direção artística José miguel soares (conceito e fotografia) e Ana luena (texto e encenação)
maquilhagem e cabelos Chissangue Afonso
participantes no laboratório de criação cénica Ana Asper, Ana Cristina Pais, Ana Sampaio, Beatriz Tadeu, Isabel Ramos, Joana Carrasqueira, Lúcia Caroço, Nayamara Bomfim (interpretação) e Ana Paula Mendes, Dulce Damas, Pedro Miguel Rosado (assistência de encenação e de produção) outros participantes Carolina Amaral, Nádia Yracema, Mariana Magalhães, Matilde Magalhães, Susana Sá
co-produção Câmara Municipal de Évora
criação e produção Malvada Associação Artística [ 2019 ]

Apoios: Palácio Cadaval, Casa Morgado do Esporão, Convento do Espinheiro, Departamento de Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, A Bruxa Teatro, Associação Chão dos Meninos, Associação Ser Mulher, Departamento de Comunicação da UE, Queijaria Cachopas, AAUE, Dourado Distribuição.
Palácio Cadaval, Rua Augusto Filipe Simões, 7000-845 Évora