Por Portas e Travessas

Theatrical Performance and Video Installation

Horário:
21h - dias 15, 16 e 17 de agosto
Inicio do Evento:
15 agosto
Fim do Evento:
17 agosto
Localização:
Largo do Chão das Covas

Por portas travessas [Nova Criação]
No âmbito do projeto “Entre muros”
Por portas travessas é parte integrante do projeto Entre muros promovido pela Malvada Associação
Artística, cujo foco se centra nos residentes do Centro Histórico de Évora, no seu dia a dia, nas suas inquietações, nas suas histórias e memórias da cidade.
“Por portas travessas” é uma expressão idiomática que significa que algo foi feito de modo pouco claro ou sinuosamente. Neste dito, a palavra travessa é empregue como adjetivo​, referindo-se a entradas secundárias de uma casa, entendidas em sentido figurado. De forma análoga, em Por portas travessas apalavra travessa é pensada como adjetivo, mas também como substantivo - as artérias secundárias da cidade - e verbo, implicando-nos num movimento, o de atravessar. É com base nesta multiplicidade de sentidos que se desenvolve a expressividade deste trabalho.
Vamos identificar residentes em travessas localizadas em redor do Largo do Chão das Covas, que nos vão oferecer a matéria prima deste trabalho, recolhida através de entrevistas, fotografia, vídeo, documentos, objetos relacionados com as famílias, as suas habitações e a cidade. Este conjunto de memórias permitirá definir uma cartografia a partir da qual se cria o conceito que subjaz à instalação vídeo e ao espetáculo teatral, que vão ser apresentados no mesmo espaço cénico. A intimidade, o quotidiano e o habitat destes residentes vão ser captados numa linguagem que procurará usar elementos reais e ficcionais, consubstanciando-se num trabalho que se propõe questionar processos de significação e de codificação cultural acerca do património humano que habita a cidade. Uma narrativa ficcional que expõe e acima de tudo questiona o movimento de despovoamento de que a cidade entre muros tem sido alvo. Esta Performance teatral e Instalação vídeo será apresentada no Largo do Chão das Cova, precedida de um percurso encenado por travessas da zona envolvente e terminará com um baile final.
Este processo envolve a comunidade residente no centro histórico em três dimensões: como matéria-prima, como intérpretes e também inserida no público-alvo.

Theatrical Performance and Video Installation that will be displayed at Largo do Chão das Covas, preceded by a performance staged at the crossroads of the surrounding area and will end with a final ball.

Informações Adicionais

​Organização: Câmara Municipal de Évora | Artes à Rua​

Largo do Chão das Covas